segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cúmulo jurídico de Mário Machado fixado em quatro anos e 10 meses

A 4.ª Vara Criminal de Lisboa fixou hoje em quatro anos e dez meses o cúmulo jurídico de Mário Machado, dirigente da Frente Nacional e líder dos Hammerskins Portugal, movimento conotado com a extrema-direita.
A audiência de sentença determinou o tempo de prisão efetiva que Mário Machado terá de cumprir pelas condenações em três processos: de difamação, ameaça e coação a uma procuradora da República; de discriminação racial, coação agravada, detenção de arma ilegal, danos e ofensa à integridade física qualificada; e de crime de detenção de arma de fogo.
Ficou ainda definida uma multa de 45 dias, a 10 euros por dia.
Esta pena é no entanto provisória porque ficou de fora do pedido de fixação de cúmulo jurídico a condenação aplicada a Mário Machado pelo Tribunal de Loures de sete anos e dois meses de prisão efetiva pelos crimes de coação, roubo, sequestro e posse ilegal de arma.

Tempo de resposta do INEM a emergências mais lento do que os padrões internacionais

A capacidade de resposta a situações urgentes e os tempos médios de atendimento de chamadas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão muito aquém dos padrões definidos internacionalmente, conclui o Tribunal de Contas, numa auditoria que abrangeu o período entre 2007 e 2009.
Os tempos médios de atendimento de chamadas foram de 14 segundos em 2007, 12 segundos, em 2008, e 13 segundos, em 2009, quando o objectivo delineado pelo INEM era atender os telefonemas em 5 segundos ou menos, após o primeiro toque, nota o TC.
Mas o mais preocupante é que nas chamadas associadas a risco imediato de vida a capacidade de resposta com os meios adequados “é manifestamente insuficiente quando comparada com os standards internacionais”. Apenas 20,5 por cento das ocorrências deste tipo têm resposta no intervalo de oito minutos, destaca a auditoria.
Também o tempo que os Centros de Orientação de Doente Urgentes (CODU) demoram para perceber se se trata ou não de uma emergência e enviar um meio adequado para o local é muito superior ao de outros países.
Outro ponto crítico assinalado pelo TC é a taxa de inoperacionalidade das viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER). Mais de um quinto das viaturas que dão socorro em caso de emergência estão inoperacionais por períodos superiores a um mês, em grande parte devido à dificuldade dos hospitais assegurarem uma escala permanente de médicos.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Justiça chilena vai investigar morte de Salvador Allende pela primeira vez

A justiça chilena vai investigar pela primeira vez as circunstância em que morreu o antigo Presidente Salvador Allende, quando o Palácio de La Moneda foi atacado a 11 de Setembro de 1973, no golpe que deu início à ditadura do general Augusto Pinochet.
O que aconteceu naquele dia deixou uma dúvida que permanece até hoje: assassínio ou suicídio. A autópsia ao corpo do antigo Presidente apontou para a segunda hipótese, que é a mais consensual mas continua a ser contestada por alguns sectores políticos e organizações de defesa dos direitos humanos.
Pela primeira vez, o caso de Allende será investigado, com o objectivo de se obter uma resposta para esta pergunta.
Naquele 11 de Setembro o Palácio de La Moneda foi bombardeado e Allende morreu, tinha 65 anos. O que se seguiu foi uma ditadura militar em que morreram mais de 3000 pessoas e cerca de 28 mil foram torturadas.
O caso de Allende será investigado juntamente com outros 725 casos de violações de direitos humanos. No ano passado, um relatório da comissão nacional Verdade e Reconciliação levou à revisão da lista de vítimas da ditadura e estes casos foram adicionados às acusações que já tinham sido apresentadas até aqui, adiantou a AFP. Ao todo, no Chile há 560 antigos militares acusados de crimes cometidos durante a ditadura.
O juiz encarregue de julgar estes casos, Mário Carroza, considera que esta investigação é uma “tremenda responsabilidade”. Pediu à procuradora Beatriz Pedral para apresentar uma acusação em nome das vítimas e os novos processos, instaurados na quarta-feira, referem-se a casos de detidos desaparecidos e de mortes, “qualquer que seja a razão”, explicou o juiz. Pode tratar-se de uma pessoa morta por uma bala perdida durante uma manifestação. E tratar-se-á também de Allende.
Eleito Presidente em 1970, à frente de uma coligação de esquerda, Allende era para os opositores um chefe de Estado marxista, que muitas vezes foi acusado de querer transformar o Chile numa nova Cuba. Mas para outros era um socialista democrata e a sua morte foi uma das maiores atrocidades cometidas pelas forças de Pinochet.

Queixa-se à polícia do apetite sexual da mulher

Um turco residente na Alemanha foi de tal forma levado ao desespero pelo apetite sexual da sua mulher que acabou por apresentar queixa numa esquadra de polícia.
O homem, cuja identidade não chegou a ser divulgada pelas autoridades germânicas, dorme há quatro anos no sofá da sala mas garante que isso não impede a mulher de lhe exigir incessantemente o "cumprimento dos deveres conjugais".
"Ele vai agora pedir o divórcio e sair de casa. Isto na esperança de conseguir algum descanso", lê-se num comunicado da polícia alemã.

Bebida com marijuana promete "33 mililitros de descontração"

Um californiano está a promover uma nova linha de refrigerantes com marijuana. Partindo da ideia que “os adultos têm o direito inalienável de pensar, comer, fumar, beber, ingerir, decorar e vestir da maneira que bem entendam”. Clay Butler espera ter as bebidas nas prateleiras dos Estados Unidos da América já em Fevereiro.
Clay Butler diz que não fuma, não consome drogas nem bebe, mas acredita que os adultos são livres de ingerir o que bem entenderem.
Apesar de já existirem refrigerantes de marijuana no mercado, Butler diz que o design das suas garrafas e os sabores são diferentes. ‘Apenas diz que sim’ é o slogan das novas bebidas com nomes originais como 'canna cola', para a Coca-Cola ou 'Doc Weed' (traduzível por 'Doutor Erva'), para o sabor da popular bebida 'Dr. Pepper'. Estas estarão a venda entre os 7,30 e os 11 euros.
Os rótulos prometem “33 mililitros de descontração”, com 35 a 65 miligramas de THC – tetraidrocanabinol, a principal substância psico-activa encontrada em plantas do género da cannabis.
Apesar de haver bebidas com marijuana, as condições para a sua legalidade variam de estado para estado, embora seja um produto ilegal na legislação federal. A droga é apenas legal em 15 estados, desde que utilizada para fins medicinais.
Existe uma possibilidade de alteração na legislação. O novo documento já aprovado pelo Senado, que vai ser levado ao Congresso, prevê o aumento das penas para os fabricantes que combinam a marijuana com “produtos doces”.

Homens da Luta entre os 21 candidatos ao Festival da Canção

Já são conhecidas as 21 canções do Festival da Canção 2011, entre as quais está a dos Homens da Luta, que, ao contrário do ano passado, conseguiu a aprovação da RTP, que desclassificou outras três canções.
Depois de, na edição do ano passado, terem sido desclassificados da pré-seleção do festival, os Homens da Luta apresentaram-se este ano com um novo tema, “A luta é alegria”, que passou no teste imposto pelo júri.
A direcção de programas da estação pública considerou ainda que “Amor Cruzado”, “Por Ti” e “Um Sinal”, 3 das 24 canções seleccionadas pela votação online, não devem entrar na competição por não serem temas inéditos.
“A RTP apurou que as canções não obedecem aos números 8 e 9 do regulamento. Tendo sido informados os intérpretes desta anomalia, cabe-nos dar cumprimento ao respectivo regulamento, eliminando-as deste concurso”, escreve a estação pública no seu site.
Desta forma, foram apuradas 21 canções que poderão ser votadas no site da RTP até à próxima quinta-feira, para apurar os 12 finalistas.
Das canções a concurso há alguns nomes já conhecidos, como Henrique Feist, Wanda Stuart e Nuno Norte.
A 47.ª edição do Festival RTP da Canção realiza-se em Março, no Teatro Camões. O vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em Dusseldorf, na Alemanha.

Vídeo

Benfica e Sporting perdem atribuição da “final four” de Futsal

O Benfica e o Sporting perderam esta sexta-feira a organização da “final four” da Taça UEFA de futsal, que será organizada pelos cazaques do MFK Kairat Almaty, anunciou a UEFA.
Benfica e Sporting haviam apresentado conjuntamente com a Federação Portuguesa de Futebol a candidatura à organização da prova, mas o Comité Executivo da UEFA decidiu atribuí-la a aos cazaques.
Além de Benfica, Sporting e Kairat Almaty, também os italianos do Città Di Montesilvano estarão na “final four”, que será disputada no final de Abril.
Na última temporada, 15.700 espectadores assistiram à final da Taça UEFA, que se disputou no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, e que coroou o Benfica como campeão europeu, depois de derrotar os espanhóis do Interviú Madrid.

Crise. Já se sabia. Reguladores e bancos são os culpados

Apenas um dos 13 maiores bancos norte-americanos não esteve em risco de falir no auge da crise financeira
Algumas conclusões já eram conhecidas desde quarta-feira, mas ontem ficou definitivamente registado: a imprudência dos grandes bancos e a negligência dos reguladores foram as principais causas de uma crise financeira que era "evitável", concluiu a Comissão de Inquérito da Crise Financeira.
Num documento com 633 páginas, são enunciadas as raízes da crise de 2008 e os principais culpados. "A crise resultou de acção e inacção humana, não da Mãe Natureza ou de modelos que falharam", refere o relatório. "Os capitães das finanças e os administradores públicos do nosso sistema financeiro ignoraram avisos e falharam em questionar, perceber e gerir os riscos crescentes dentro de um sistema essencial ao bem-estar do povo americano."
E são mesmo apontados nomes. A Administração de Bush, que estava "mal preparada" e deixou cair o Lehman Brothers, Alan Greenspan e Ben Bernanke pelo grau de desregulação que permitiram no sistema financeiro e os gigantes da finança, como o Citigroup, Lehman Brothers, AIG, Fannie Mae e Goldman Sachs por uma gestão demasiado arriscada.
A crise não era imprevisível O relatório destrói também a ideia de que era impossível prever esta crise. "A maior tragédia é aceitarmos que ninguém podia ter previsto que isto ia acontecer e que, por isso, nada pudesse ser feito", acrescentando que "se aceitarmos esta desculpa, vai repetir-se outra vez".
Phil Angelides, presidente da comissão, quer certificar-se que fica esclarecido que a crise foi provocada por comportamentos irresponsáveis. "Alguns em Wall Street e em Washington, com uma quota parte no ''status quo'', podem sentir-se tentados a limpar da memória esta crise ou a sugerir novamente que ninguém a poderia ter adivinhado ou previsto", afirmou em conferência de imprensa.
No documento é também referida uma "quebra sistémica na responsabilização e ética", notando que a "acção e inacção humanas" foram as grandes responsáveis pela crise.
A conclusão do relatório foi um longo trabalho para a Comissão de Inquérito da Crise Financeira. Durante um ano e meio, a comissão analisou milhares de documentos, realizou 19 audiências públicas e entrevistou mais de 700 pessoas.
No final, apenas seis dos dez membros da comissão subscreveram as conclusões do documento. Uma divisão partidária: os quatro que não a subscreveram foram nomeados pelos Republicanos, acusando as conclusões de estarem demasiado alinhas "à esquerda".
À beira do abismo Doze das 13 instituições financeiras mais importantes nos Estados Unidos estavam à beira da falência, no auge da crise de 2008, afirmou Ben Bernanke durante uma das entrevistas feitas pela comissão em Novembro de 2009. "Se olharmos para as empresas que estavam sob pressão nessa altura, apenas uma não corria um sério risco de falir", afirmou o presidente da Reserva Federal norte-americana.
Bernanke acrescentou ainda que esta crise financeira ultrapassou em gravidade a dos anos 30. "Enquanto um estudioso da Grande Depressão, acredito honestamente que Setembro e Outubro de 2008 foi a pior crise financeira da História Mundial, incluindo a Grande Depressão", adiantou.

Comissão de inquérito norte-americana diz que crise financeira de 2008 era "evitável"

A crise financeira de 2008 era "evitável", mas ainda hoje a economia mundial vive no risco de se repetir, dado que o sistema pouco mudou nos últimos anos, revelou uma comissão de inquérito nos Estados Unidos.
As conclusões do relatório final, de 633 páginas, da Comissão de Inquérito à Crise Financeira, a primeira a nível bipartidário sobre as causas da crise de 2008 foram hoje apresentadas em Washington pelo presidente da entidade, Phil Angelides.
"Concluímos, em primeiro lugar e antes de tudo, que este crise era evitável", disse Angelides em conferência de imprensa.
A conclusão contraria a tese sustentada por inúmeros supervisores do setor financeiro e banqueiros, de que ninguém poderia ter antecipado os eventos de 2008.
"Alguns em Wall Street e em Washington com uma quota parte no `status quo´ podem sentir-se tentados a limpar da memória esta crise ou a sugerir novamente que ninguém a poderia ter adivinhado ou previsto", adiantou Angelides.
Até chegar ao atual relatório, a Comissão analisou milhares de mensagens, testemunhos e outros documentos.
Além do relatório, a comissão libertou 1.200 documentos no seu site, a que se deverão juntar outros 700 e 300 transcrições de entrevistas antes de terminar formalmente os seus trabalhos, a 13 de fevereiro.
Dos 10 membros da comissão, apenas os seis nomeados por democratas participaram na conferência de imprensa, enquanto os quatro republicanos declararam-se em divergência, dos quais três darão a sua própria conferência de imprensa esta tarde.
"Houve sinais de aviso. (...) A tragédia é que eles foram ignorados ou desvalorizados", refere o relatório.
Uma das nove conclusões do relatório é que a crise resultou de "falhas dramáticas na governação de empresas e gestão de risco em muitas instituições financeiras sistemicamente relevantes".
Nos mercados, investidores em todo o mundo acumularam produtos financeiros estruturados em hipotecas imobiliárias de alto risco, no valor de biliões de dólares e com o selo de qualidade das agências de "rating". Quando o mercado habitacional entrou em queda, esses ativos desvalorizaram-se, levando a enormes perdas nos bancos e a uma crise de liquidez.
A Comissão aponta o dedo às autoridades federais norte-americanas, que não impediram comportamentos irresponsáveis por parte dos banqueiros de Wall Street, apontando o dedo a políticas das administrações Bush e Obama, bem como ações da Reserva Federal, sob a direção de Bem Bernanke e do seu antecessor Alan Greespan.
"Decisores políticos chave -- o Departamento do Tesouro, a Reserva Federal, o Banco da Reserva Federal de Nova Iorque -- que estavam nas melhores posições para vigiar os mercados, mostraram-se mal preparados para os eventos de 2007 e 2008".
O relatório cita ainda uma "quebra sistémica na responsabilização e ética", mas sublinha que "foi a falha na identificação de falhas humanas que se mostrou relevante para a crise".
"Ação e inação humanas" estiveram na origem da crise, que pode repetir-se "se não aprendermos com a história".

Papa assinou documento a questionar celibato

A carta é datada de 1970, quando Joseph Ratzinger tinha 42 anos. O jornal "El País" publicou a notícia citando um diário alemão.
O Papa Bento XVI assinou um texto, datado de Fevereiro de 1970 e juntamente com outros teólogos, onde questionava o celibato. A notícia é publicada hoje no jornal "El País" e cita o diário alemão "Süddeutsche Zeitung". Joseph Ratzinger tinha na altura 42 anos.
"As nossas consultas e estudos coincidem na necessidade de um tratamento distinto da lei que estabelece o celibato tanto pela igreja alemã como pela imprensa mundial", pode ler-se no documento que, além da assinatura do actual Papa, é também defendido por pensadores como Karl Rahner, Otto Semmelroth, Karl Lehmann e Walter Kasper.
Na carta, tanto Ratzinger como os restantes oito teólogos, fazem questão de garantir que a sua opinião não tinha a intenção de influenciar qualquer decisão. Mas expressava bem as dúvidas relativamente à questão do celibato.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Irão ‘tapa’ chefe da diplomacia da UE

Pelos vistos, a agência estatal iraniana considerou demasiado ousado o decote usado pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, durante a recente ronda de conversações em Istambul sobre o programa nuclear iraniano.
Decidiu por isso zelar pela modéstia da senhora Ashton e recorreu ao Photoshop para alterar a foto da reunião,subindo-lhe a da camisola até ao pescoço. Tudo em nome da moral e dos bons costumes...

Holocausto: Parlamento alemão evoca genocídio de judeus e ciganos pelo regime nazi

O presidente do parlamento alemão, Norbert Lammert, lembrou hoje a responsabilidade da Alemanha pelas vítimas do nazismo, em sessão solene no Parlamento para assinalar o Dia da Memória do Holocausto, o genocídio de seis milhões de judeus pelo regime nazi.
"Nós, os que nascemos nas gerações seguintes, prometemos que não esqueceremos os horrores da História, que guardaremos a sua lembrança e que levaremos conosco estes ensinamentos para o futurro", disse o político democrata-cristão na cerimónia em que participaram as mais altas figuras do Estado, incluindo o presidente da República, Christian Wulff, e a chanceler Angela Merkel.
"Temos um compromisso com as vítimas de banir todas as formas de discriminação e intolerância e de combater decididamente todas as formas de ódio e de exclusão", afirmou ainda Mallert.

Internamento hospitalar de Mandela cria grande ansiedade na África do Sul

O internamento hospitalar de Nelson Mandela, oficialmente para "exames de rotina" mas sinal da crescente fragilidade do histórico líder de 92 anos, está a criar grande ansiedade na África do Sul.
Esta noite um pequeno contingente de jornalistas nacionais e estrangeiros está mesmo acampado à entrada do hospital privado de Milpark, em Joanesburgo, monitorizando todas as entradas e saídas de familiares, amigos próximos e colaboradores do antigo presidente sul-africano, numa tentativa também de colmatar a ausência de notícias sobre o estado de saúde de Mandela.
O primeiro presidente negro do pós-apartheid (entre 1994 e 1999) foi admitido cerca das 14:00 locais (12:00 de Lisboa) de quarta feira no hospital de Milpark para "exames de rotina", segundo um breve comunicado emitido pela Fundação Nelson Mandela, a única entidade que representa o ex-presidente e detém os direitos sobre os seus imagem e nome.
Ao longo do dia de ontem, no entanto, a escassez de notícias sobre o estado de saúde de Mandela começou a gerar uma onda de interesse e ansiedade, particularmente entre a comunicação social que cobria o internamento do ex-presidente.
Os responsáveis do hospital deram ordens à segurança para proibir a entrada de jornalistas nas instalações, incluindo no parque de estacionamento, o que levou alguns repórteres de imagem a posicionarem-se num viaduto sobranceiro ao hospital, uma vez que do portão da instituição a visibilidade para a zona de admissões é quase nula.
Forçados, de seguida, a abandonarem o viaduto pela polícia, os profissionais de comunicação social aglomeraram-se ao fim da tarde nas imediações do portão principal, local onde muitos deles decidiram passar a noite.
As notícias difundidas desde a tarde de quarta-feira são, na sua maioria, especulativas e em grande parte baseadas numa sequência de questões levantadas em semanas recentes sobre o alegado agravamento do estado de saúde daquele que é o mais respeitado líder sul-africano de todos os tempos.
Há cerca de uma semana e meia circularam na rede social Twitter rumores sobre a morte de Mandela. E, apesar dos enérgicos desmentidos da Fundação Mandela e do Congresso Nacional Africano (ANC), a opinião pública continuou a alimentar suspeitas e dúvidas sobre o verdadeiro estado de saúde do ex-presidente.
Na quarta-feira, na Cidade do Cabo, o arcebispo Desmond Tutu, amigo pessoal de Mandela, disse à agência sul-africana de notícias SAPA que se encontrou com o ex-líder "na semana passada" e que ele estava "fragilizado".

Produtora de "House" negoceia 8ª temporada

Tal como acontece com "Mad Men" e "Donas de Casa Desesperadas", também a produtora de "House" está a negociar o seu contrato de renovação. A única certeza para os novos episódios é a presença de Hugh Laurie, que já assinou contrato para mais uma temporada. Os outros actores estão ainda à espera que a Fox e a Universal cheguem a um acordo financeiro para depois discutirem os contratos.
Anteriormente, Hugh Laurie já se tinha mostrado disposto a continuar a série: "Estou muito orgulhoso do que fizemos na última temporada, estou pronto a seguir para uma próxima temporada".
Segundo Lisa Edelstein, actriz que faz de Cuddy na série, em declarações à imprensa, as negociações estão paradas porque a Universal espera que a Fox assuma as despesas de produção.


Perfume de Lady Gaga vai cheirar a "sangue e esperma"

Lady Gaga deu indicações ao criativo que está a elaborar o seu primeiro perfume para que este cheire a "sangue e esperma", revela o site Fashionista, citando fontes próximas do responsável pela fragrância que deverá ser posta à venda em 2012.
Apesar de as inspirações do perfume parecerem chocantes, não será a primeira vez que o esperma serviu de inspiração nesta indústria, pois tal odor foi utilizado pelo criador do Six Scents Serie Three.
Quando foi anunciado o acordo entre Lady Gaga e uma empresa de perfumes o site Gawker fez uma sondagem em que os leitores podiam prever o cheiro da fragrância. Sangue e esperma não estavam entre as opções, mas "suor de pénis" foi o mais votado.

Standard & Poor's vê Portugal em recessão prolongada

A agência de notação financeira Standard & Poor's indicou hoje, quinta-feira, que prevê uma recuperação a três velocidades na Europa ocidental e que Portugal fique preso numa recessão prolongada, juntamente com a Espanha, a Irlanda e a Grécia.
Numa nota hoje, quinta-feira, divulgada, citada pela Bloomberg, a agência de notação financeira projecta que a Alemanha seja a economia que mais cresça nos próximos anos e que seja o motor do crescimento desta região, juntamente com a Finlândia.
Reino Unido, França, Itália e a região do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) deverão crescer entre 1,5 e 2%.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Criança americana poderá vir a ser julgada como adulto

Um rapaz americano de 13 anos, que terá matado a namorada do pai quando tinha apenas 11, enfrenta a possibilidade de vir a passar o resto da sua vida na prisão. Os advogados do adolescente estão a tentar convencer a justiça norte-americana a não o julgarem como adulto. Nos EUA, cerca de 2400 prisioneiros cumprem pena perpétua por crimes cometidos quando eram menores.
Caso os seus advogados não consigam convencer os três juízes do painel de recurso, Jordan Brown será mesmo julgado como um adulto (como tinha já sido decidido num tribunal de primeira instância), podendo vir a cumprir uma pena de prisão perpétua sem possibilidade de sair. Se isso acontecer, Brown tornar-se-á a criança mais jovem na história dos EUA a ser condenada (se esse for o caso) a uma pena de prisão perpétua por homicídio.
Caso a Justiça reverta a decisão de Março passado e decida julgar Brown num tribunal de menores, nesse caso as autoridades terão de o libertar quando este completar 21 anos.
O estado da Pensilvânia - onde o crime foi cometido - trata todas as crianças e adolescentes como adultos até que um juiz decida o contrário. A decisão acerca de Brown - se vai ser julgado como menor ou maior de idade - poderá demorar semanas ou meses.
Brown - que sempre se declarou inocente - é acusado de ter morto a namorada do pai, Kenzie Houk, em Fevereiro de 2009, a noroeste de Pittsburgh (Pensilvânia).
De acordo com a acusação, Brown matou Kenzie com um tiro de caçadeira na nuca enquanto esta dormia. Depois disso, a criança apanhou o autocarro e foi para a escola.
Kenzie Houk, que tinha 26 anos na altura da sua morte, estava a apenas duas semanas de dar à luz um rapaz. Jordan Brown é por isso formalmente acusado de dois homicídios.
A criança terá usado a sua própria caçadeira - um modelo especialmente concebido para ser usado por crianças - para levar a cabo o assassinato.
A acusação argumenta que o assassinato foi premeditado.
Da primeira vez que compareceu em tribunal, Brown levava algemas nos pulsos e nos tornozelos.
Os Estados Unidos são o único país em que adolescentes cumprem penas de prisão perpétua ao abrigo da chamada política life means life, escreve o “The Guardian”.
Só os EUA e a Somália recusaram ratificar a Convenção das Nações Unidas Sobre os Direitos das Crianças, que impede penas de prisão perpétua sem hipótese de saída a pessoas que tenham cometido crimes antes de atingirem 18 anos.
Os EUA têm, porém, vindo a suavizar as suas políticas. Em 2005 o Supremo Tribunal aboliu a pena de morte para menores de 18 anos. Em Maio passado, o mesmo tribunal decidiu que os menores não podiam ser condenados a penas perpétuas por outros crimes que não sejam o de homicídio. Ainda assim, cerca de 2400 prisioneiros enfrentam actualmente a mais dura pena de todas por homicídios cometidos quando ainda eram crianças.
Membros de grupos de defesa dos direitos humanos têm vindo a protestar contra o facto de Brown estar a ser tratado como um adulto. “É chocante que alguém tão novo possa enfrentar prisão perpétua sem possibilidade de sair, mais ainda num país que se considera progressivo em termos de direitos humanos”, disse Susan Lee, da Amnistia Internacional.

Mourinho diz que "o mundo é que é hipócrita"

José Mourinho faz hoje 48 anos. Em entrevista publicada no jornal " O Jogo", José Mourinho diz que "não é ele que é provocador; o mundo é que é hipócrita", a propósito da polémica do ponta de lança que tem pedido ao Real Madrid.
"O Jogo" publica hoje uma grande entrevista a José Mourinho, na qual o treinador fala da consagração da Bola de Ouro e da polémica com a direcção do Real Madrid, a quem tem pedido um número 9 para substiuir Higuaín, lesionado.
Para Mourinho, as polémicas sobre este e outros aspectos - como as críticas à arbitragem - não se dão por ser "provocador", mas por o mundo ser "hipócrita", situação que o treinador do Real Madrid lamenta: "Dá-me tristeza verificar que as pessoas não têm capacidade para serem verdadeiras".
Na entrevista, Mourinho elogia ainda os jogadores, pelos quais demonstra "um grande respeito" e pelo "povão" de Portugal, de quem sempre recebeu "demonstrações de carinho". No entanto, José Mourinho descarta viver em Portugal, porque os filhos "têm outros projectos de vida".
O melhor treinador do mundo em 2010, segundo a FIFA, diz ainda que não é um "coleccionador de inimigos", e que no seu discurso de vitória da Bola de Ouro "nem se lembrou dos inimigos".
Por sua vez, o "Jornal i", entrevistou Félix Mourinho, pai de José Mourinho, que relembra as histórias de uma vida ligada ao futebol.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mulher cai 23 andares e sobrevive depois de aterrar em cima de táxi

O incidente aconteceu em Buenos Aires, Argentina. Testemunhas dizem ter visto mulher a saltar do 23º andar de um hotel
Uma mulher argentina de 30 anos, que hoje se atirou de uma janela de hotel no 23º andar do edifício, sobreviveu à queda depois de aterrar em cima de um táxi.
A história foi contada por várias testemunhas no local, em Buenos Aires, que explicaram que o taxista saíra do seu carro segundos antes de a mulher cair em cima do táxi, em posição sentada, partindo os vidros e amolgando completamente o veículo.
Segundo o director do Sistema Médico de Emergência da Argentina, Alberto Crescenti, a mulher apresenta ferimentos em várias partes do corpo, mas sobreviveu e as perspectivas de melhorar são positivas.
O taxista, que se identificou como Miguel, diz que saiu porque viu um polícia a fazer-lhe sinais enquanto olhava para cima. Outro taxista, Juan Carlos Candame, disse à Associated Press que viu a mulher subir para o parapeito da janela e saltar para o vazio.

O “Rei” faz anos

Eusébio da Silva Ferreira, o “King”, faz hoje 69 anos.
O antigo jogador vai ser homenageado esta noite na Gala Eusébio, um evento que serve para assinalar os 50 anos da sua chegada a Portugal.
Nascido a 25 de Janeiro de 1942 na cidade de Maputo, antiga Lourenço Marques, em Moçambique, Eusébio chegou a Portugal em 1960 para vestir a camisola do Benfica. Na Luz ficou 15 épocas, durante as quais foi eleito Bola de Ouro pela France Football em 1965, distinguido com a Bota de Ouro nas épocas 1967/1968 e 1972/1973.
Ao serviço da selecção portuguesa, a ‘Pantera Negra’ disputou o Mundial de 1966, em Inglaterra, tendo recebido a Bota de Ouro pelos nove golos apontados ao longo da competição.

Armstrong arrisca ser "símbolo de décadas de corrupção"

Lance Armstrong poderá vir a tornar-se num "símbolo de décadas de corrupção" no ciclismo. A convicção é de um antigo mecânico de uma ex-equipa do norte-americano que colaborou na investigação ao ciclista que terminou a sua carreira internacional neste fim-de-semana.
"O que acontecer, acontecerá. Mas o que ele se poderá tornar é num símbolo de décadas de corrupção no ciclismo profissional", vincou Mike Anderson numa entrevista ao jornal neo-zelandês Sunday Star-Times, quando foi questionado sobre a abertura de uma investigação federal a Armstrong.
O antigo mecânico, que se mudou para a Nova Zelândia após o afastamento de Armstrong, disse que teme o pior para o texano tendo em conta a reputação de Jeff Novitzky, agente da Food and Drug Administration (FDA, administração para a segurança alimentar e de medicamentos dos EUA), organismo que investiga as alegações feitas por Floyd Landis, corredor que perdeu o título da Volta à França 2006 por dopagem já quando não era colega de equipa de Armstrong e que no ano passado denunciou actos de dopagem por parte do texano e do seu pessoal de apoio.
"Falei com Novitzky ao telefone ao longo do último ano. O homem é descrito pelas pessoas como o Elliot Ness na sua área de investigação e se o tiveres no teu rasto estás metido num grande problema. Ele não assume coisas que não vai ganhar. Aqueles homens têm um rácio de condenações ridiculamente alto - não pegam em investigações supérfluas e não creio que isto venha a ter um bom desfecho para for Lance Armstrong", vincou Anderson.
A FDA está a investigar Armstrong e vários actuais e antigos membros do pessoal de apoio, incluindo o director desportivo, Johan Bruyneel, por suspeita de doping organizado e incitação à dopagem nas várias equipas por onde passaram. Como em seis das sete vezes que Armstrong ganhou a Volta à França a sua formação era patrocinada pela companhia de correios dos EUA, a US Postal, a investigação também incide sobre suspeitas de fraude com dinheiros públicos.
O inquérito é liderado por Jeff Novitzky, que mostrou o lado implacável quando era investigador do Internal Revenue Service (IRS), uma das várias agências federais que investigou o esquema de doping alicerçado nos laboratórios BALCO que vendia serviços ao desporto de elite, fazendo cair várias estrelas do atletismo, basebol e futebol americano. A reputação de Novitzky tornou-se ainda mais visível quando, na sequência deste caso, a justiça federal foi atrás de Trevor Graham, célebre "criador de recordistas do mundo" do atletismo de velocidade, e levou Marion Jones a ter de admitir que se dopou, a perder as cinco medalhas ganhas nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e a ter de cumprir seis meses de prisão por dois crimes de falso testemunho.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Jack LaLanne: o ícone da ginástica morreu aos 96 anos

Jack LaLanne, o ícone e pioneiro da ginástica, morreu este domingo aos 96 anos e 82 anos depois de ter comido a sua última sobremesa.
Associado a um estilo de vida saudável e responsável pela realização dos primeiros programas de ginástica para televisão nos Estados Unidos, Jack LaLanne serviu de inspiração para milhões de pessoas que seguiram os seus conselhos sobre alimentação e os seus passos de ginástica – numa quase obsessão nacional em busca do corpo perfeito.
O desportista, que nasceu a 26 de Setembro de 1914, em São Francisco, na Califórnia, filho de imigrantes franceses, acabou por não resistir às complicações respiratórias que teve na sequência de uma pneumonia. LaLanne morreu na sua casa, em Morro Bay, na costa da Califórnia, segundo informou o seu agente, Rick Hersh, citado pelo Guardian, que garantiu que praticou desporto todos os dias até ao final da sua vida.
“Não só perdi o meu marido e um grande ícone americano, como também perdi o meu melhor amigo e o parceiro mais amoroso que qualquer pessoa sonhou ter”, disse, por seu lado, a sua mulher, Elaine LaLanne, com quem esteve casado 51 anos e com quem apareceu várias vezes nos programas televisivos.
O programa de ginástica de LaLanne tornou-se num marco entre os anos 50 e 80. Com a ajuda do seu cão Happy encorajava as crianças a saírem da cama e a convocarem toda a família para assistir à aula televisiva. O conceito de LaLanne era simples: estimular exercícios que pudessem ser desenvolvidos com os objectos normais do dia-a-dia, como toalhas e cadeiras. “A única maneira de magoar o seu corpo é não o utilizar”, costumava dizer o professor, que defendia que nunca é tarde para começar a fazer exercício e que considerava a inactividade como “um assassino”.
Além do programa, LaLanne criou a partir de 1936 uma rede ginásios com o seu nome e, nos últimos anos, promoveu o consumo de frutas e legumes crus para ajudar a vender um espremedor chamado Power Juicer Jack LaLanne's. O seu primeiro ginásio está na base daquilo que hoje consideramos um health club, já que tinha até um espaço de sumos naturais e de venda de comida saudável.
O interesse do desportista pela área surgiu precisamente depois de ouvir uma palestra do nutricionista Paul Bragg sobre os benefícios dos cereais integrais e de uma dieta vegetariana, passando a defender os malefícios de toda a comida que é produzida pelo homem e que sabe bem. LaLanne chegou a nadar longos percursos algemado e manteve-se activo até ao final da sua vida, com uma rotina que incluía duas horas e musculação e uma de natação. Em 2006 ironizou que não se podia dar ao luxo de morrer pois isso “arruinaria” a sua imagem.

Dizem que hoje é o dia mais deprimente do ano

Hoje, 24 de Janeiro, pode ser o dia mais deprimente de 2011. A conclusão é de um psicólogo britânico, que criou uma fórmula para determinar a "Blue Monday" (Segunda-feira Triste), o dia mais deprimente do ano.
[W+D-d]TQ/MNa é a fórmula atribuída ao psicólogo Cliff Arnall, de um centro de investigação da Universidade de Cardiff, que utiliza factores como o clima (W=Weather), as dívidas (d=debt) ou o tempo passado desde o Natal (T=Time since Christmas) para determinar qual o dia mais deprimente do ano.
A "Blue Monday" foi mencionada pela primeira vez num comunicado de imprensa da agência de viagens Sky Travel, assinado por Cliff Arnall, e apesar de não ter cientificidade provada é um indicador muito citado na comunicação social britânica.
Cliff Arnall também costuma calcular o dia mais alegre do ano, que se verifica habitualmente no mês Junho.

Cartão Cidadão falha e aumenta abstenção

Milhares de pessoas com cartão do cidadão esperaram horas para descobrir novo número de eleitor. O sistema informático bloqueou e muitos desistiram. Ministro da Administração Interna já ordenou inquérito para apurar responsabilidades.
De cartão de cidadão em punho, mais de uma centena de eleitores faziam ontem fila à porta da Escola Secundária do Lumiar, em Lisboa, para descobrir o novo número de recenseamento e votar. A indignação foi crescendo ao ritmo da fila. O cenário repetiu-se em muitas freguesias e, agravado pelo bloqueio do sistema informático durante a tarde, levou muitas pessoas a desistir. A Comissão Nacional de Eleições diz que é impossível estimar quantos deixaram de votar por causa desta confusão, mas admite que os problemas serviram para aumentar a abstenção.
A explicação é sucinta: "Passámos de um milhão para cinco milhões de pessoas com cartão do cidadão e todas as que mudaram o código postal viram o seu número de eleitor alterado. A maioria dirigiu-se às urnas a seguir ao almoço, sem saber o número, e o sistema não aguentou o volume de pedidos de informação", diz Nuno Godinho de Matos, porta-voz da CNE. Com o sistema bloqueado, os funcionários das secretarias tinham de descobrir o número de eleitor nos cadernos em papel, o que causou filas enormes. E desistências.
O ministro da Administração Interna defende que a baixa afluência às urnas já era notória desde a manhã, antes da base de dados bloquear. Mesmo assim, Rui Pereira "determinou a instauração de um inquérito para apurar com rigor e em pormenor tudo quanto se passou, e para evitar que se repita", revela em comunicado. Segundo a tutela, entre as 14.00 e as 16.30, chegou a haver 22 mil acessos por segundo, quando o sistema só estava preparado para 750, o que fez com que muitos pedidos não tivessem resposta ou a recebessem com demora.
No Lumiar, André Branco sofreu as consequências dessa demora: precisou de duas horas e meia até conseguir o novo número de eleitor e votar. O SMS que enviou logo que chegou à escola ficou sem resposta, assim como os telefonemas que foi fazendo para o número de apoio.
Pelo caminho, André viu muita gente a desistir. Plautília foi uma delas: já tinha passado pela escola de manhã, e à tarde encontrou uma fila ainda maior. "Ainda não consegui perceber porque é que nos mudaram o número de eleitor sem avisar. Eu quero votar, mas olhando para esta confusão... francamente."

sábado, 22 de janeiro de 2011

Açores com alto número de doenças coronárias

O cardiologista Seabra Gomes alerta para o elevado número deste tipo de doenças na Região dos Açores, que, segundo o próprio, suplanta os valores registados no Continente e na Madeira.
Seabra Gomes, o cardiologista que introduziu a técnica da angioplastia na Madeira, frisou que a angioplastia consiste numa das formas de tratamento das doenças das artérias do coração, que afectam cada vez mais portugueses. "A taxa de doença coronária, das artérias, é muito elevada em Portugal e em particular na Madeira" e acrescenta que o panorama revela-se ainda pior nos Açores.
Sublinhou por fim que ainda não estão definidos os factores que determinam essa realidade, mas que podem passar por factores genéticos ou alimentares.

Euribor atingem valores máximos desde 2010

As Euribor, que já sobem há oito sessões consecutivas, vêem a taxa a seis meses atingir os valores mais elevados dos últimos dois meses.
A Euribor a seis meses, atingiu hoje os 1,27%, o valor mais elevado dos últimos dois meses, enquanto a taxa a 12 meses escalou para 1,578%, um máximo de Junho de 2009.
Já o prazo a três meses, que serve sobretudo de referência nos empréstimos às empresas e é também utilizado no cálculo dos juros dos certificados de aforro, avançou para 1,025% na sétima sessão seguida em alta.
Estes indexantes têm vindo a afastar-se da taxa de juro de referência do BCE, que se encontra no mínimo histórico de 1% desde Maio de 2009.
AS taxas interbancária influenciam directamente a prestação da casa e os empréstimos concedidos pelos bancos às empresas. No caso da Euribor a três meses, os analistas antecipam uma subida da taxa para os 1,25% já em Março e que a mesma deverá chegar aos 2% até ao final de 2012.

Ex-Big Brother alemã morre em operação para aumentar os seios

A ex-concorrente do Big Brother e actriz porno alemã, Carolin Berger, teve quinta-feira um ataque cardíaco depois de se ter submetido a uma operação para aumentar os seios.
Carolin, mais conhecida por ‘Sexy Cora', esteve em coma durante nove dias, depois de complicações durante a operação para aumentar os seios de 750 ml para mais de 900 ml.
Esta era a sexta operação do género a que ex-concorrente do Big Brother se submetia, segundo o jornal inglês ‘The Sun'.
A actriz porno, que fez a sua primeira cirurgia de implante mamário aos 18 anos, sofreu uma paragem cardíaca depois da anestesia, entrando em coma durante a operação numa clínica de Hamburgo.
As autoridades alemãs estão agora a investigar as causas da morte e, caso se confirme negligência médica, os responsáveis arriscam-se a cinco anos de prisão.
Carolin Berger, de 23 anos, já tinha sido hospitalizada anteriormente, com problemas respiratórios, depois de tentar bater o recorde de fazer sexo oral a 200 homens. Contudo a actriz não conseguiu atingir a meta a que se propunha, tendo ficado pelos 75 homens, tendo sido transportada para o hospital por se sentir mal.

Bancos estrangeiros cobram ‘spreads’ mais baixos do que os portugueses

Os bancos portugueses estão a cobrar o dobro dos ‘spreads’ cobrados pelos bancos estrangeiros, informa o "Diário Económico".
Os ‘spreads’ mínimos cobrados pelos instituições bancárias portuguesas rondam os 1,52%, enquanto que os bancos estrangeiros a operar em Portugal cobram 0,65%.
A conclusão surgiu depois da análise a 13 bancos a operar em Portugal para verificar quem oferece as melhores condições nesta área.
Entre as instituições analisadas estão a Caixa Geral de Depósitos, o BCP, o BPI, o BES, o Santander Totta, o Montepio, o Crédito Agrícola, o Banif, o Barclays, o Banco Popular, o BBVA, o Deutsche Bank e a Caixa Galicia.
Para o economista João Cantiga Esteves, contactado pelo jornal, uma das razões para esta situação tem que ver com o facto de "os ‘spreads’ praticados pelos bancos [reflectirem] o risco-país, que no nosso caso está bastante elevado".
A explicação dada ao Diário Económico por um dos bancos estrangeiros, o BBVA, para conseguir praticar ‘spreads’ tão baixos tem que ver com "uma capacidade de captação de ‘funding’ em melhores condições que os concorrentes nacionais e um rácio de eficiência mais favorável".

Berlusconi, orgia na piscina com oito jovens

Uma prostituta de luxo revelou que o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, teve relações sexuais, à vez, com oito mulheres, numa única noite. Uma delas foi Ruby R., a adolescente marroquina de 17 anos que ainda esta semana jurou que Berlusconi não lhe tocou "sequer com um dedo".
Entrevistada no programa ‘Annozero', da cadeia de televisão RAI, Nadia Macri contou ter estado presente, a 24 de Abril do ano passado, numa das famosas festas ‘bunga-bunga' de Berlusconi, na residência do primeiro-ministro em Arcore, arredores de Milão. "Estavam lá outras sete mulheres, seis brasileiras e a marroquina, Ruby", revelou.
Após o jantar, desceram ao piso inferior, onde havia uma discoteca. As jovens começaram a dançar e a despir-se enquanto lhes ofereciam bebidas. Depois, foram para uma piscina coberta, "onde o primeiro--ministro se juntou a nós, todo nu".
Após o banho, Berlusconi foi para um pequeno quarto, onde havia uma cama de massagens. "A próxima! A próxima!" - dizia Berlusconi - E a cada cinco minutos abríamos a porta e consumávamos o acto sexual. Uma de cada vez", relatou a prostituta.
Ao final da noite, Nadia e Ruby subiram ao gabinete de Berlusconi, onde cada uma recebeu um envelope com 5 mil euros das mãos do primeiro-ministro. "Perguntou--me o que eu fazia na vida, e eu respondi que era prostituta. ‘Não, não podes dizer uma coisa dessas', respondeu ele", contou. O relato de Nadia contradiz tudo aquilo que Berlusconi tem afirmado até agora. O primeiro-ministro, recorde-se, sempre negou ter tido relações sexuais com Ruby e desmentiu categoricamente alguma vez ter pago por sexo.
Catorze mulheres participaram nas festas de Berlusconi e em troca receberam o usufruto de apartamentos num condomínio de luxo construído por uma das empresas do primeiro-ministro em Milão. Ontem, receberam ordem de expulsão por "atentado ao decoro". "Isto é um absurdo. Não cometi qualquer crime", afirmou uma das visadas, a apresentadora de TV Barbara Guerra. As mulheres têm uma semana para abandonar o condomínio, baptizado nos últimos dias pela imprensa como ‘A Casa das Bonecas'.

Bin Laden ameaça França

O líder da al-Qaeda lançou ontem nova ameaça à França. Numa mensagem áudio difundida pela Al Jazeera, Osama bin Laden garantiu que o país do presidente Nicolas Sarkozy pagará caro pela sua política no Afeganistão.
Dirigindo-se ao povo francês, o terrorista afirmou que "a recusa do presidente francês em retirar as tropas do Afeganistão é resultado do seguidismo em relação à América". E Bin Laden foi claro ao condicionar a libertação dos dois jornalistas franceses Stéphane Taponier e Hervé Ghesquiere, sequestrados há mais de um ano a leste de Cabul, com uma eventual retirada das tropas de França, num total de 3750 homens, do território afegão.
A França é dos países europeus mais fustigados pelo terrorismo islâmico no que concerne ao rapto de cidadãos: oito reféns, cinco nas mãos do ramo da al-Qaeda no Magrebe (AQIM) no Níger, dois no Afeganistão e um na Somália. Mas o governo de Paris, que desde o final do ano passado colocou o país em alerta máximo de segurança, não cede, e já respondeu à nova ameaça terrorista.
A França está "determinada em manter as suas tropas no Afeganistão, apesar das ameaças de Bin Laden", afirmou um porta-voz do Palácio do Eliseu.

Mulher norte-americana raptada reencontra família, 23 anos depois

Foram precisos 23 anos para Carlina White, raptada de um hospital em Nova Iorque aos 19 dias de vida, finalmente conseguir voltar para os seus pais verdadeiros, no início deste ano.
Carlina desapareceu do Hospital Harlem em 1987, depois de ter passado lá uma noite por causa de febres altas. Quando os pais voltaram no dia seguinte, tanto a sua filha como a “enfermeira” que os ajudou na noite anterior tinham desaparecido.
Neste caso, que prendeu a atenção do país, nunca se conseguiram identificar quaisquer suspeitos, uma vez que o hospital não tinha câmaras de vigilância.
Segundo o jornal “Daily News”, White foi levada para Connectituc por uma mulher que dizia ser sua mãe. Ao longo de sua infância, White tinha dúvidas, informou o tablóide americano “New York Post”, porque a sua “mãe” não tinha a certidão de nascimento nem eram sequer parecidas.
No ano passado, perto da época do Natal, ela telefonou para o número do Centro Nacional para Crianças Desaparecidas, dizendo simplesmente: "Eu sinto que não sei quem eu sou".
Os investigadores estabeleceram a ligação entre ela e o caso não solucionado de 1987 e, após um teste de ADN que revelou a sua verdadeira identidade esta quarta-feira, ela e sua família foram reunidas. "Estou maravilhada. Estou muito feliz. É como em um filme. É tudo novo para mim", afirmou ao jornal “New York Post”.
Vídeo 1

Finalmente, casa….

21 de Janeiro de 2011, oficialmente, “co-proprietário de uma residência para habitação”, segundo o conceito legislativo.
Fomos às compras (e que compra), e endividamo-nos por 45 anos…”haja saúde” para gozar a compra e saldar a dívida.
Que a sorte nos acompanhe!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mãe da modelo anoréctica Isabellle Caro suicida-se

A mãe da modelo francesa Isabellle Caro, que deu a cara e o corpo a uma polémica campanha internacional contra a anorexia nervosa - doença de que veio a morrer, em Novembro último - suicidou-se, indica o diário londrino “The Times”, que cita a família da manequim.
A mãe da modelo, Marie, sentia-se culpada por ter conduzido Isabellle ao hospital Bichat, no norte de Paris. “Ela não queria ir para esse hospital”, indicou o padrasto. O polémico fotógrafo italiano Oliverio Toscani - que a retratou para a campanha que tinha por objectivo alertar as pessoas contra os perigos da anorexia - descreveu Isabelle como “arrogante”, depois de a ter fotografado, e essas declarações contribuíram para afundar ainda mais Marie num estado depressivo.
Christian Caro, o padrasto de Isabellle, informou igualmente que vai processar por homicídio o hospital em que morreu a modelo, aos 28 anos de idade. O homem considera que a negligência dos médicos foi a causa da morte da modelo que, na altura, pesava apenas 33 quilos. O hospital nega as acusações e afirma que a paciente morreu devido a uma pneumonia relacionada com o seu frágil estado de saúde.
Isabelle Caro tinha nascido a 12 de Setembro de 1982 e era originária de Marselha. Ficou conhecida em todo o mundo depois de Oliverio Toscani a fotografar para a campanha "No Anorexia", que mostrava como Isabelle se tinha transformado, basicamente, num esqueleto coberto com pele, de tão magra que estava. No pico da sua doença Caro chegou a pesar apenas 25 quilos (media 1,65m). A jovem morreu a 17 de Novembro de 2010.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hotel que recusou quarto duplo a casal gay condenado

A justiça britânica deu razão a um casal homossexual que processou um hotel na Cornualha. Os proprietários recusaram-se a atribuir um quarto de casal aos dois homens
O argumento dos proprietários do The Chymorvah House, na Cornualha, foi que a união homossexual do casal era contrária às suas convicções cristãs. O episódio remonta a Setembro de 2008.
Martyn Hall e Steven Preddy processaram o hotel e a justiça concluiu agora que os proprietários agiram de forma discriminatória, pelo que terão de indemnizar o casal em 3,6 mil libras (4,3 mil euros).
Em um comunicado emitido após a decisão, o casal elogiou a decisão da Justiça contra o que chamaram de "discriminação direta" contra homossexuais.
"Quando reservamos o hotel, apenas queríamos um fim-de-semana relaxante, que é o que milhares de outros casais fazem todo fim-de-semana", declararam.

Vaticano desaconselhou bispos irlandeses a denunciar padres pedófilos

Foi enviada uma carta aos bispos irlandeses em nome do Vaticano na qual são reveladas "sérias reservas" em relação à directiva que tornava obrigatória a denúncia às autoridades dos padres suspeitos de abusos sexuais. As vítimas acreditam que a carta, enviada em 1997, é a prova de que a Igreja tentava encobrir os casos.
"Informar por obrigação provoca sérias reservas de natureza tanto moral quanto canónica (...) Os resultados podem ser altamente embaraçosos e prejudiciais para as autoridades diocesanas", pode ler-se no texto, assinado pelo falecido arcebispo Luciano Sotero.
O Vaticano já reagiu e o seu porta-voz, o padre Federico Lombardi, considera que a carta não prova uma alegada política de encobrimento dos casos de abusos sexuais. "Em primeiro lugar, é preciso notar que a carta não sugere, de forma alguma, que as leis do país não devem ser seguidas", refere Frederico Lombardi.
O responsável recorda ainda que a carta foi escrita antes das normas definidas pelo Vaticano, em 2001, que passaram estes casos para a jurisdição da Congregação para a Doutrina da Fé, então presidida pelo cardeal Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI.

Igreja Ortodoxa: mulheres de minissaia não devem surpreender-se se forem violadas

O sacerdote Vselovod Chaplin, dirigente do departamento de Interacção com a Sociedade da Igreja Ortodoxa russa, disse ontem que as mulheres russas se deviam vestir de uma forma mais conservadora.
"Se uma mulher usa minissaia, isso é provocante", disse. "Se ao mesmo tempo estiver bêbada, isso ainda é mais provocante. E se procura contacto com outras pessoas, não deve ficar surpreendida se esse contacto acabar em violação."
Vsevolod Chaplin acusou algumas mulheres russas de confundirem a rua com um clube de striptease e de se vestirem como prostitutas.
"Uma mulher que ande quase nua ou maquilhada como um palhaço de certeza que não vai encontrar um homem como parceiro para a vida."
Os seus comentários levaram mais de 700 feministas a assinar uma petição dirigida ao chefe da Igreja Ortodoxa russa, o patriarca Kirill, a condenar as acusações do sacerdote.
A petição considera os argumentos de Chaplin "discriminatórios e ofensivos" para as mulheres e sublinha o facto de o sacerdote "parecer querer justificar a violação".
Vselovod Chaplin não fez nenhum pedido de desculpas. Pelo contrário, mostrou-se satisfeito por ter originado um debate público e ainda criticou os homens por usarem calções e T-shirts.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Jardel Errado

Morre com três mil doses de cocaína no corpo

Um cidadão estrangeiro de 22 anos, que viajava do Equador para Espanha, morreu por overdose, na sequência do transporte de três mil doses de cocaína.
O homem, que viajava de avião, sentiu-se mal e forçou a uma aterragem de emergência no Aeroporto das Lajes, na Ilha Terceira, informou esta quarta-feira a Polícia Judiciária.
“O indivíduo em causa foi transportado ao hospital local, onde deu entrada já cadáver por 'overdose'”, esclarecem as autoridades, que conseguiram apreender 1450 doses de cocaína, na sequência da autópsia médico-legal.
O homem trazia no seu corpo “uma elevada quantidade de ‘ovos’ contendo cocaína”. Nem toda a quantidade de estupefaciente foi recolhida porque parte dela já se “encontrava espalhado pelo organismo”.

Apple censura jogo em que Jesus usa metralhadora

Um jogo em que Jesus aparecia a lutar contra as mais diversas criaturas para salvar a humanidade, foi censurado pela Apple. O jogo, criado para iPhone, iPod touch e iPad tem como título Moral Decay – Decadência Moral – e mostra um mundo à beira do fim e onde Jesus usa os seus poderes para salvar toda a humanidade.
Tim Omernick, criador do jogo, afirma que Moral Decay foi enviado por variadas vezes à Apple para aprovação da empresa de Steve Jobs. Apresentar um género de final do mundo onde Jesus usaria os seus poderes divinos era objectivo do jogo, considerado violento por mostrar a personagem principal vestido de guerrilheiro e a empunhar uma metralhadora.
O jogo foi novamente alterado e agora a personagem principal chama-se Chris T em vez de Jesus Cristo.




Museu dos videojogos abre esta semana em Berlim

O primeiro museu dos videojogos abre na próxima sexta-feira em Berlim, na Alemanha. A colecção Computerspiele Museum vai contar com 14.000 jogos, entre os quais 2.300 dos mais históricos videojogos como Pac-Man, e ainda 10.000 documentos ajudam a contar a história dos videojogos desde o seu aparecimento, há cerca de 50 anos.
O Computerspiele Museum vai estar dividido em três secções - Homo ludens, Game History, Homo ludens digitalis – mas preocupar-se-á também em dar um enquadramento histórico a cada videojogo, explicando o seu aparecimento e evolução.
O museu, que demorou 10 anos a passar de projecto à realidade, foi criado por Andreas Lange com ajudas da União Europeia. "Existem já museus com secções dedicadas aos videojogos no Reino Unido e Estados Unidos mas, não havia até agora um museu inteiramente dedicado aos videojogos", explica.

Associação Sindical Polícias admite que algemas são fáceis de abrir

Associação Sindical dos Profissionais de Polícia confirmou hoje, quarta-feira, que as algemas distribuídas às forças de segurança são relativamente fáceis de abrir, depois de o director-geral dos Serviços Prisionais ter afirmado que ele próprio consegue retirá-las.
"Há umas algemas que são muito difíceis de abrir, são aquelas que têm qualidade. Há outras, que são as distribuídas nas forças de segurança, que são muito mais fáceis de abrir. Qualquer cidadão curioso consegue abrir aquelas algemas", declarou à agência Lusa o presidente da ASPP, Paulo Rodrigues.
Para o responsável, as forças de segurança devem ter "material em que os polícias possam confiar, para que não surjam situações como" a que ocorreu na terça-feira.
"Há algumas algemas que são relativamente fáceis de abrir. Os policiais que as usam sabem os métodos para as abrir com alguma facilidade. Como sabem os polícias também sabe qualquer cidadão mais curioso", afirmou.
O dirigente conta ainda que há polícias que compram as suas próprias algemas para usar em serviço, "por não haver algemas suficientes e por alguns não acreditarem no material que é distribuído."
Para Paulo Rodrigues, a situação dos dois reclusos considerados perigosos que fugiram de uma carrinha celular é "um exemplo claro de que o equipamento distribuído [às forças de segurança] não é o adequado".

Fenprof vai avançar com queixa contra agentes policiais

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, garantiu hoje que esta estrutura vai avançar com uma queixa contra a atuação policial na concentração de terça-feira em frente à residência do primeiro-ministro, que resultou na detenção de dois sindicalistas.
No final de uma audiência com o candidato presidencial Francisco Lopes, Mário Nogueira garantiu que a Fenprof vai avançar com uma queixa contra os agentes policiais, criticando que o dirigente desta estrutura sindical Marco Rosa -- um dos dois detidos -- tenha sido algemado.
"É inaceitável que um cidadão que se deslocava para casa fosse algemado como um bandido. Isso não pode acontecer e terá as consequências jurídicas naturais, não iremos ficar quietos nem calados", referiu o responsável.
Mário Nogueira considerou que o que se passou terça-feira "é muito preocupante no plano democrático": "Revela bem como a democracia em Portugal -- nomeadamente nos últimos tempos com governo e este Presidente da República - tem vindo a degradar-se.
O representante dos professores afirmou também que "a maior parte dos polícias retira o crachá" com o nome, em situações como estas, atitude que condenou.
Os agentes "estão num serviço público e todo o cidadão tem o direito de identificar a pessoa por quem é atendido, neste caso, atendido à bastonada", disse, acrescentando que o elemento que algemou o dirigente da Fenprof "estava identificado".
Os dois dirigentes sindicais detidos na terça-feira participavam numa concentração que juntou cerca de 150 pessoas frente à residente do primeiro-ministro em protesto contra os cortes salariais, que terminou com confrontos entre manifestantes e agentes policiais.

Tribunal de Boston convoca gato para integrar Júri

Um gato foi convocado pelo tribunal de Boston, nos Estados Unidos, para integrar um júri, apesar dos donos já terem explicado que ele “é incapaz de falar e entender o inglês”, de acordo com o Daily News.
Ana e Guy Esposito receberam, este mês, a convocatória do tribunal, em nome do gato, Sal Esposito, que o casal inscreveu no Censo nacional de 2010 como sendo um animal de estimação.
“Sal é um membro da família, por isso, registei-o como animal de estimação no Censo do ano passado, mas houve claramente uma confusão”, disse Anna ao canal de televisão local WHDH. “Quando li a convocatória nem queria acreditar. Como é que ele pode ir?” “Fiquei chocado”, acrescentou o marido, dizendo que Sal é fã de séries policiais e “sabe distinguir o bem do mal”.
Anna escreveu ao tribunal a pedir que deconvocasse Sal, uma vez que ele “é incapaz de falar ou perceber inglês”, tendo, inclusive, juntado uma carta do médico veterinário a explicar que Sal é um gato doméstico. O tribunal rejeitou o pedido. Se tudo se mantiver, Sal terá que comparecer no Supremo Tribunal de Suffolk no dia 23 de Março.
Vídeo

Pierluigi Collina melhor árbitro dos últimos 25 anos

O italiano Pierluigi Collina, já retirado da competição, foi considerado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol o melhor árbitro do último quarto de século (IFFHS). Vítor Pereira é o melhor português.
Na lista, cuja contabilidade compreendeu o período entre 1987 e 2011, aparecem três árbitros portugueses, dois que já deixaram a arbitragem (Vítor Pereira e Carlos Valente) e um outro (Olegário Benquerença) que ainda se mantém no activo.
Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, surge em 48.º lugar, com 37 pontos, enquanto Carlos Valente é 104.º, com sete pontos, e Benquerença 120.º, com cinco pontos.
Pierluigi Collina garantiu o primeiro lugar deste "ranking", com 191 pontos, à frente do alemão Markus Merk, que obteve 184 pontos e na terça-feira tinha sido anunciado como o melhor árbitro da década.
Na lista, que tem em conta classificações desde 1987, o dinamarquês Kim Milton Nielsen é terceiro, com 159 pontos.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Novo signo do zodíaco altera o horóscopo

Um astrónomo do Estado do Minnesota, nos Estados Unidos, descobriu um novo signo e afirmou que o horóscopo actual sofreu alterações nas datas devido às mudanças no alinhamento da Terra. Saiba qual o seu novo signo.
Parke Kundle, astrónomo norte-americano, revelou que existe um décimo terceiro signo denominado Serpente ou "Ophiuchus", o que provoca uma transformação nas divisões habituais de cada signo do horóscopo.
Os nativos Serpente situam-se no período entre 29 de Novembro e 17 de Dezembro e surgem entre Escorpião (de 23 a 29 de Novembro) e Sagitário (de 17 de Dezembro a 20 de Janeiro).
Numa entrevista à NBC, Kundle explicou que devido à atracção gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi alterado em cerca de um mês.
O astrónomo acrescentou, ainda, que a Terra se encontra, actualmente, numa posição diferente relativamente ao Sol, daquela que ocupava há três mil anos, quando a astrologia começou a ser estudada.
A alteração da posição da Terra modifica, também, a divisão astral "que se traduz nos signos e a sua correspondência às constelações", referiu o astrónomo à NBC.

Ksawery Knotz, padre sexólogo. "Deus está no orgasmo"

Franciscano diz que o orgasmo também é uma forma de falar com Deus, se for casado e sobretudo se não usar preservativo. Vaticano não se opõe.

Se fosse para ser queimado na fogueira pelo Vaticano, já teria sido. A constatação é de Ksawery Knotz, um monge capuchinho de 45 anos que anda há dois anos a vender um mais que assumido kamasutra católico. Esta semana, a obra foi apresentada em Madrid, com o apelativo título "No tengas miedo al sexo". Voltou a valer chamadas expressivas na imprensa, já que Knotz não é frugal nas palavras. Um exemplo? "Deus está no orgasmo."
Se só agora se deparou com a ousadia literária, poderá adquiri-la na versão espanhola ao preço especial de 16 euros, no site da madrilena Asociación Cruz de San Andrés, uma das promotoras da edição em Espanha. A apresentação, terça--feira em Madrid, contou com a presença do monge, de origem polaca, disponível para responder às perguntas que desde 2004 têm sido suscitadas pelo livro mais despudorado da Igreja Católica. "Há que acabar com a ideia de que quando se fala de sexo não se fala de Deus", disse durante o evento, no Centro Riojano de Madrid. Sobre a eventual mão pesada do Vaticano, respondeu com leveza: "A igreja aprova os meus textos porque não dizem nada de contraditório. A única diferença é que ela o faz com palavras mais solenes."
A coerência, neste caso, está no facto de o kamasutra católico ter como destinatários casais unidos em matrimónio e desaconselhar o uso de contraceptivos como facilitadores de relações ocasionais, considerando-os mesmo nocivos. Aos casados, tudo é então permitido. "Todos os actos - um carinho, uma posição sexual - que tenham como fim a excitação são permitidos e agradam a Deus", defende Ksawery Knotz. "Os casais casados celebram o seu sacramento, a sua vida em Cristo, também durante o sexo. Chamar-lhe uma celebração do sacramento do casamento eleva a sua dignidade de forma excepcional." Dizê-lo choca muitas pessoas? "Sim", tem admitido durante palestras replicadas com um inevitável chorrilho de declarações. "Choca as pessoas que aprenderam a ver o sexo de uma forma má. É difícil compreenderem que Deus também está interessado numa vida sexual feliz", disse por exemplo em 2009, citado pela BBC.
A pergunta sobre que experiência tem um capuchinho nestas matérias também é recorrente. Ksawery Knotz defende-se com dez anos de aconselhamento matrimonial, onde nunca houve temas tabu - exemplo disso é o site www.szansaspotkania.net, com versão em inglês, onde apresenta incontáveis conselhos. Em 2008 já era notícia pelos seus retiros de fim-de-semana sobre sexo divino, esgotados com um ano de antecedência. No meio de tanta pregação, nunca lhe foi reconhecida nenhuma heresia. Mesmo com saídas destas: "Ter um orgasmo é como ir para o céu."

Justiça investiga papel de Berlusconi em caso de prostituta menor

A justiça italiana abriu uma investigação ao papel do primeiro-ministro Silvio Berlusconi num caso de suspeita de abuso de poder que envolve uma prostituta menor de idade.
Segundo o diário "Corriere Della Sera", a investigação quer apurar se Berlusconi abusou dos seus poderes em Maio do ano passado, ao pressionar a polícia de Milão a libertar uma prostituta marroquina, que na altura tinha 17 anos e estava detida por suspeita de roubo.
Os advogados de Berlusconi, Nicolo Ghedini e Piero Longo, confirmaram à agência norte-americana AP que o primeiro-ministro está a ser investigado, acrescentando que as acusações são "absurdas".
Ghedini e Longo acrescentaram que a investigação é "uma interferência muito grave na vida privada do primeiro-ministro" e que as alegações "já foram refutadas por todas as testemunhas". No ano passado, a imprensa italiana publicou descrições de festas na mansão de Berlusconi em Arcore (norte de Itália), nas quais alegadamente teriam participado prostitutas, entre as quais a menor marroquina (que entretanto completou 18 anos), conhecida por "Ruby".
Na altura, Berlusconi negou ter feito qualquer pressão indevida sobre as autoridades. Tanto o primeiro-ministro italiano como Ruby negaram também ter tido qualquer relacionamento sexual.

Herói de 13 anos morre para salvar o irmão

Um adolescente, que morreu afogado nas cheias que avassalam a Austrália, converteu-se num herói nacional, depois de ter pedido que resgatassem primeiro o seu irmão de 10 anos. Jordan, de 13 anos, e a mãe, acabaram por morrer, arrastados pela enchente.
Jordan e o irmão, Blake, de 10 anos, saíram de casa com a mãe, Donna Rice, 30 anos, para ir comprar uniformes escolares. O pai, John Tyson, 46 anos, ficou em casa, na cidade de Toowoomba. "Quando eles saíram de casa, chovia, mas não assim tanto, caso contrário não os teria deixado ir", explicou.
Já com as compras feitas e no regresso a casa, o carro em que a família seguia ficou imobilizado num cruzamento devido a uma enorme e súbita torrente de água. Os três subiram de imediato para o tejadilho do automóvel e Donna Rice gritou por auxílio.
Ao ver o desespero da família, um camionista amarrou uma corda à cintura, prendeu-a a um poste e lançou-se à água para salvá-los. Ao chegar junto ao automóvel e ao tentar agarrar Jordan, o adolescente recusou sair de cima do tejadilho, tendo pedido ao homem: "Salve o meu irmão primeiro!".
Depois de ter salvo Blake, o homem regressou para junto do carro, com o intuito de ajudar Jordan e a mãe. Contudo, a corda partiu-se. Mãe e filho não resistiram à força das águas e foram arrastados, tendo morrido afogados.
"O Jordan não sabia nadar e tinha um medo terrível da água.Mas quando o homem foi salvá-lo, ele preferiu que o irmão fosse primeiro", contou o pai. John Tyson completou, ontem, 46 anos e a família iria comemorar a data, à noite, num jantar de aniversário em casa.
Vídeo

João Paulo II Beatificado

O Papa João Paulo II vai ser beatificado, no dia 1 de Maio, anunciou hoje, sexta-feira, o Vaticano. A cerimónia será presidida por Bento XVI.
Segundo a Agência Ecclesia, o Papa Bento XVI aprovou esta sexta-feira a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II (1920-2005), concluindo assim o processo para a sua beatificação.
O Vaticano reconheceu que João Paulo II, cujo papado durou 27 anos, curou a freira Marie Simon-Pierre, de 48 anos, a quem fora diagnosticada a doença de Parkinson, de que o Papa também sofria.
A freira declarou que a doença desapareceu inexplicavelmente dois meses após a morte de João Paulo II, a 8 de Abril de 2005, depois de ela própria e outras freiras terem rezado para ele. Médicos convocados pela Igreja afirmaram não existir qualquer explicação clínica para a cura de Marie Simon-Pierre, apesar de terem emergido algumas dúvidas sobre a validade deste milagre no ano passado.
A declaração de que o antigo Papa é “abençoado” (processo de beatificação) constitui um passo crucial, e o derradeiro, para a santificação. A cerimónia de beatificação realizar-se-á em Roma a 1 de Maio.
Para João Paulo II ser declarado santo, ou canonizado, um outro milagre tem que ser validado já após a sua beatificação. No dia do seu funeral, multidões cantaram "santo subito", expressando a vontade de que o Papa fosse imediatamente santificado.
Apenas um mês mais tarde, Bento XVI dispensou as regras da Igreja que exigem, normalmente, o cumprimento de um período de cinco anos entre a morte de um candidato à santificação e o início desse processo.

Património Cultural Açoriano

O Governo dos Açores anunciou hoje a aprovação de uma proposta de diploma que visa um novo regime jurídico de salvaguarda do património cultural imaterial dos Açores. Ao apresentar o comunicado da reunião de ontem do Conselho do Governo, o Secretário Regional da Presidência referiu que este novo regime compreende "as necessárias medidas de protecção e o procedimento de inventariação, nos domínios das tradições e expressões orais, expressões artísticas e manifestações de carácter performativo, práticas sociais, rituais e eventos festivos, entre outros".
De acordo com André Bradford, este diploma visa "promover a documentação e registo das principais manifestações etnográficas e antropológicas de âmbito regional e fomentar a sua divulgação", já que, "a par dos bens da cultura material, os fenómenos do património cultural imaterial são, também, auxiliares fundamentais da construção da memória colectiva e da representação das comunidades e reforço da sua identidade".