terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O dia em que James Dean completaria 80 anos

A estrela de Hollywood dos anos 50, o símbolo sexual e ícone de uma geração inconformista, é esta terça-feira recordado. Oito de Fevereiro de 2011 fica marcado por aquele que seria o octogésimo aniversário de James Dean. Três filmes em quatro anos de carreira e um final dramático, assim ficou conhecido James Dean em todo mundo.
Em 1955, Dean consegue o seu primeiro papel como protagonista em A Fúria de Viver. O actor consegue um papel no filme de Elia Kazan, depois de participar em vários anúncios televisivos de refrigerantes em que, segundo os boatos, entrava através de favores sexuais. As más línguas naquela época não foram suficientes para obstruir o talento de Jimmy, como era conhecido no mundo do cinema. James Dean nasceu a 8 de Fevereiro de 1931 em Marion, uma área rural de Indiana, estado natural de outros ícones mundiais, como Michael Jackson. E, apenas seis anos antes do seu trágico final ao volante de um Porsche numa rua da Califórnia, Dean tinha terminado o liceu e mudara-se para Los Angeles para frequentar o curso de Direito e logo depois, em 1952, de Arte Dramática, quando foi para a Broadway, atrás da fama. Depois de dois anos de várias tentativas, Jimmy conseguiu um papel em duas peças de Teatro: See The Jaguar e The Immoralist. Uma oportunidade que soube aproveitar e que lhe valeu o prémio Daniel Blum para melhor actor revelação em 1954, quando chamou a atenção de Kazan. Sem mais demoras, Hollywood deixou seduzir-se pelo carisma de James Dean e pela sua fome de estrelato.
O seu nome e imagem de ‘bad boy’ começaram a encher páginas de revistas como símbolo de um espírito marcado pelo nascimento do Rock&Roll e a vontade de querer viver tudo muito rápido e muito cedo. Logo depois de acabar a gravação de A Fúria de Viver, Dean conquistou dois papeis quase imediatos em "Rebelde sem causa" e "O Gigante". Este último, terminou as gravações, um dias antes de morrer, quando ninguém esperava. Como quase tudo na vida de Dean, aquela viagem aconteceu muito antes do tempo. O seu Porsche colidiu de frente com outro carro, num cruzamento no interior da Califórnia, um lugar que agora se transformou em sítio de peregrinação para os fãs.

Nenhum comentário: