
Os filmes de conteúdo propagandístico com imagens do quotidiano alemão, datados de 1936 foram encontrados nos ficheiros federais alemães e têm a duração de 30 minutos cada um. A novidade é o formato em que estão gravados: 3D. Dezasseis anos antes do formato se tornar conhecido nos EUA.
“Os filmes foram rodados em 35 milímetros, aparentemente com um prisma colocado à frente das lentes”, disse Mora à revista “Variety”, acrescentando que a qualidade dos filmes é “fantástica”. “Os nazis eram obcecados em gravar tudo e cada imagem era muito bem pensada, tinha tudo a ver com a forma como eles ganhavam o controlo do país e das suas pessoas”, atestou o realizador australiano.
Philippe Mora encontrou os filmes na sequência de uma investigação que está a fazer para um documentário em que está a trabalhar, How the Third Reich was recorded”, no qual explora a forma como os nazis usaram a imagem para influenciar a opinião pública na época nazi, na Alemanha.
“Os filmes foram realizados por um estúdio independente para o Ministério da Propaganda de Goebbels e rotulados como “Raum film”, filmes do espaço, podendo ser por isso que ninguém tenha percebido que eram em 3D”, disse à “Variety”, o realizador australiano.
A descoberta, ainda não confirmado pelo arquivo federal, demonstra que os nazis estavam adiantados em relação a Hollywood, onde as primeiras gravações com tecnologia 3D foram realizadas apenas nos anos 50, não tendo alcançado o êxito que hoje em dia alcançou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário