quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Recuso-me a pagar a dívida do Estado!
"Nós não sabemos como chegámos a esta dívida porque ela foi feita nas nossas costas", argumentou o professor da Universidade de Coimbra, que admitiu, no entanto, que a ajuda financeira a Portugal por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI) "é essencial".
As ideias do catedrático foram defendidas na conferência "Mundo em mudança: perspetivas de um novo modelo económico e de novos paradigmas civilizacionais", organizada no âmbito das comemorações do 25 de Abril.
Na sua intervenção, Boaventura Sousa Santos defendeu “uma democracia mais participativa” em que os cidadãos possam ter “mais poder de decisão”, sobretudo no que diz respeito à aplicação de verbas por parte do Governo.
“O cidadão pode e deve ter uma palavra para decidir onde é que o seu dinheiro é aplicado. Se isso acontecesse não tínhamos comprado submarinos, por exemplo”, sustentou.
Boaventura Sousa Santos, que dirige o Observatório Permanente de Justiça (OPJ), foi uma das personalidades recebidas pela “troika” no âmbito das negociações para a ajuda externa a Portugal.
A "troika", composta pelo FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia, iniciou no dia 18 deste mês as negociações com responsáveis portugueses para delinear um plano de ajuda financeira a Portugal, após o pedido feito pelo primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, a 06 de abril.
O Observatório Permanente da Justiça Portuguesa (OPJ) tem sede no Centro de Estudos Sociais (CES) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde funciona desde 1996.
Tem como objetivo principal acompanhar e analisar o desempenho dos tribunais e de outras instituições e atividades com eles relacionados, como as polícias, as prisões, os serviços de reinserção social, os sistemas de perícias e o sistema médico-forense, as profissões jurídicas e os sistemas alternativos de resolução de litígios.
Compete-lhe, ainda, avaliar as reformas introduzidas, sugerir novas reformas e proceder a estudos comparados, fora e dentro da União Europeia. Estudos de opinião sobre o Direito e a Justiça fazem igualmente parte dos seus objetivos.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Dia Mundial do Café
O café é uma semente que nasce de um arbusto (mede entre dois e cinco metros) chamado cafeeiro e que, antes de tratada e torrada, se assemelha bastante àquelas bagas que em criança disparávamos à força de um sopro, quais índios da Amazónia, nos tubos de PVC. Do ponto de vista botânico, muito haveria a dizer sobre a planta de onde se colhe o café, mas o que realmente interessa saber é que existem cerca de 103 espécies diferentes de cafeeiros, daí as bicas que bebe terem sabores tão diferentes.
Não há certezas quanto a datas, mas terá sido por volta de 800 d.C. que o café terá sido descoberto para o mundo, na Etiópia, onde algumas tribos usavam as sementes de cafeeiro (misturadas com tudo e mais alguma coisa) como suplemento energético. Daí terá passado para a Arábia, onde em 1000 d.C. alguém descobriu que o café podia ser torrado e bebido. À custa das invasões e das guerras, a moda espalhou-se pelo mundo e hoje não dispensamos uma bela de uma bica na esplanada.
O cafeeiro desenvolve-se em regiões com temperaturas médias anuais na ordem dos 20oC, onde sol e chuva dividem irmãmente as condições climáticas, tornando os solos ricos e porosos. Ou seja, as plantações de café concentram-se exclusivamente nas zonas tropicais do planeta Terra. O Brasil está no topo da lista dos maiores produtores, com uma média de 22,5 milhões de sacos (de 60 kg) de café produzidos por ano, seguido da Colômbia (10,5 milhões) e Indonésia (6,7 milhões).
Mestre da cafeína
O segredo de uma boa bica está não só na qualidade do café como na temperatura da máquina e na forma como se tira. Portugal tem um dos melhores profissionais na área. Em Outubro de 2010, Rui Pereira Gomes, um barista leiriense de 30 anos (na altura chefe de sala do Hotel Eurosol Leiria), venceu o Campeonato Nacional de Baristas entre dez participantes, na rapidez, perícia e perfeição na extracção do melhor expresso. Um mês depois esteve em Barcelona, no Campeonato Barista entre Andorra, Espanha e Portugal, e ganhou o prémio do Melhor Expresso.
Em Portugal bebe-se bom café, graças ao italiano Antonio Marrare, o mesmo que inventou o Bife à Marrare. A história foi contada aqui no i pelo editor de opinião António Mendes Nunes: “Até ao início do século XIX o que se bebia era uma mixórdia composta por alguns grãos de café misturados com tremoço, fava, feijão e grão-de-bico bichado. Foi Marrare quem, no célebre Marrare do Polimento, ao Chiado, primeiro serviu café puro, em chávenas de porcelana e bandejas com cafeteira, açucareiro e colheres, tudo em prata.”
O cimbalino
Os lisboetas pedem uma bica (porque a máquina tem uma espécie de bica, de onde sai o café), os portistas um cimbalino. E porquê? Porque no Porto um dos primeiros cafés a tirar expressos, o Âncora de Ouro, em 1957, tinha uma máquina da marca italiana La Cimbali. Para distinguir café de máquina do de saco, os clientes que queriam expressos começaram a pedir cimbalinos, uma tradição que se manteve até aos dias de hoje.
A bica mais cara do mundo
Uma bica do Kopi Luwak produzido na Indonésia pode custar 60 euros. Porquê? É feita com grãos de café que passaram pelo sistema digestivo da civeta (um mamífero carnívoro), onde uma enzima reduz o sabor amargo dos grãos de café e o torna mais aromático e doce. Os grãos são apanhados das fezes e os bichos só conseguem expelir cerca de 230 kg por ano.
Café terapêutico
O café está ao nível de produtos polémicos como o azeite: um ano é a melhor gordura do mundo, no outro seguinte alguém descobre que faz muito mal ao coração. Recentemente, um grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra descobriu que a ingestão de doses moderadas de café diminuía a incidência de doenças ligadas ao cérebro, como o Alzheimer, por exemplo.
Instituto Cafeeiro Português
Apesar de não sermos um país produtor de café, temos um papel determinante nesta indústria. Não porque o bebemos quase todos os dias a seguir às refeições, mas porque Portugal tem em Oeiras, desde 1955, o único centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro do Mundo, onde se estuda as doenças que afectam a planta do café (como a ferrugem amarela e a antracnose dos frutos verdes) e que criou 90% das espécies resistentes de cafeeiros que são plantadas por todo o planeta.
Um abatanado, se faz favor
Os portugueses são especialistas a tirar e pedir bicas. Entre os pedidos clássicos estão a bica em chávena escaldada (com o vapor da máquina), o café pingado (com umas gotas de leite), o café com cheirinho (com uns pingos generosos de aguardente ou bagaço), o carioca (um café mais fraco, que normalmente é tirado aproveitando as borras do último café tirado), o garoto (um café pingado com mais leite) e o misterioso abatanado, que mais não é do que um expresso longo servido em chávena de meia de leite.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Otelo Saraiva de Carvalho e a Crise...
quarta-feira, 23 de março de 2011
"Geração à Rasca"... a nossa culpa, por Mia Couto
Existe uma geração à rasca?
Existe mais do que uma! Certamente!
Está à rasca a geração dos pais que educaram os seus meninos numa abastança caprichosa, protegendo-os de dificuldades e escondendo-lhes as agruras da vida.
Está à rasca a geração dos filhos que nunca foram ensinados a lidar com frustrações.
A ironia de tudo isto é que os jovens que agora se dizem (e também estão) à rasca são os que mais tiveram tudo.
Nunca nenhuma geração foi, como esta, tão privilegiada na sua infância e na sua adolescência. E nunca a sociedade exigiu tão pouco aos seus jovens como lhes tem sido exigido nos últimos anos.
Deslumbradas com a melhoria significativa das condições de vida, a minha geração e as seguintes (actualmente entre os 30 e os 50 anos) vingaram-se das dificuldades em que foram criadas, no antes ou no pós 1974, e quiseram dar aos seus filhos o melhor.
Ansiosos por sublimar as suas próprias frustrações, os pais investiram nos seus descendentes: proporcionaram-lhes os estudos que fazem deles a geração mais qualificada de sempre (já lá vamos...), mas também lhes deram uma vida desafogada, mimos e mordomias, entradas nos locais de diversão, cartas de condução e 1º automóvel, depósitos de combustível cheios, dinheiro no bolso para que nada lhes faltasse. Mesmo quando as expectativas de primeiro emprego saíram goradas, a família continuou presente, a garantir aos filhos cama, mesa e roupa lavada.
Durante anos, acreditaram estes pais e estas mães estar a fazer o melhor; o dinheiro ia chegando para comprar (quase) tudo, quantas vezes em substituição de princípios e de uma educação para a qual não havia tempo, já que ele era todo para o trabalho, garante do ordenado com que se compra (quase) tudo. E éramos (quase) todos felizes.
Depois, veio a crise, o aumento do custo de vida, o desemprego, ... A vaquinha emagreceu, feneceu, secou.
Foi então que os pais ficaram à rasca. Os pais à rasca não vão a um concerto, mas os seus rebentos enchem Pavilhões Atlânticos e festivais de música e bares e discotecas onde não se entra à borla nem se consome fiado.
Os pais à rasca deixaram de ir ao restaurante, para poderem continuar a pagar restaurante aos filhos, num país onde uma festa de aniversário de adolescente que se preza é no restaurante e vedada a pais.
São pais que contam os cêntimos para pagar à rasca as contas da água e da luz e do resto, e que abdicam dos seus pequenos prazeres para que os filhos não prescindam da internet de banda larga a alta velocidade, nem dos qualquercoisaphones ou pads, sempre de última geração.
São estes pais mesmo à rasca, que já não aguentam, que começam a ter de dizer "não". É um "não" que nunca ensinaram os filhos a ouvir, e que por isso eles não suportam, nem compreendem, porque eles têm direitos, porque eles têm necessidades, porque eles têm expectativas, porque lhes disseram que eles são muito bons e eles querem, e querem, querem o que já ninguém lhes pode dar!
A sociedade colhe assim hoje os frutos do que semeou durante pelo menos duas décadas.
Eis agora uma geração de pais impotentes e frustrados.
Eis agora uma geração jovem altamente qualificada, que andou muito por escolas e universidades mas que estudou pouco e que aprendeu e sabe na proporção do que estudou. Uma geração que colecciona diplomas com que o país lhes alimenta o ego insuflado, mas que são uma ilusão, pois
correspondem a pouco conhecimento teórico e a duvidosa capacidade
operacional.
Eis uma geração que vai a toda a parte, mas que não sabe estar em sítio nenhum. Uma geração que tem acesso a informação sem que isso signifique que é informada; uma geração dotada de trôpegas competências de leitura e interpretação da realidade em que se insere.
Eis uma geração habituada a comunicar por abreviaturas e frustrada por não poder abreviar do mesmo modo o caminho para o sucesso. Uma geração que deseja saltar as etapas da ascensão social à mesma velocidade que queimou etapas de crescimento. Uma geração que distingue mal a diferença entre emprego e trabalho, ambicionando mais aquele do que este, num tempo em que nem um nem outro abundam.
Eis uma geração que, de repente, se apercebeu que não manda no mundo como mandou nos pais e que agora quer ditar regras à sociedade como as foi ditando à escola, alarvemente e sem maneiras.
Eis uma geração tão habituada ao muito e ao supérfluo que o pouco não lhe chega e o acessório se lhe tornou indispensável.
Eis uma geração consumista, insaciável e completamente desorientada.
Eis uma geração preparadinha para ser arrastada, para servir de montada a quem é exímio na arte de cavalgar demagogicamente sobre o desespero alheio.
Há talento e cultura e capacidade e competência e solidariedade e inteligência nesta geração?
Claro que há. Conheço uns bons e valentes punhados de exemplos!
Os jovens que detêm estas capacidades-características não encaixam no retrato colectivo, pouco se identificam com os seus contemporâneos, e nem são esses que se queixam assim (embora estejam à rasca, como todos nós).
Chego a ter a impressão de que, se alguns jovens mais inflamados pudessem, atirariam ao tapete os seus contemporâneos que trabalham bem, os que são empreendedores, os que conseguem bons resultados académicos, porque, que inveja!, que chatice!, são betinhos, cromos que só estorvam os outros (como se viu no último Prós e Contras) e, oh, injustiça!, já estão a ser capazes de abarbatar bons ordenados e a subir na vida.
E nós, os mais velhos, estaremos em vias de ser caçados à entrada dos nossos locais de trabalho, para deixarmos livres os invejados lugares a que alguns acham ter direito e que pelos vistos - e a acreditar no que ultimamente ouvimos de algumas almas - ocupamos injusta, imerecida e indevidamente?!!!
Novos e velhos, todos estamos à rasca.
Apesar do tom desta minha prosa, o que eu tenho mesmo é pena destes jovens.
Tudo o que atrás escrevi serve apenas para demonstrar a minha firme convicção de que a culpa não é deles.
A culpa de tudo isto é nossa, que não soubemos formar nem educar, nem fazer melhor, mas é uma culpa que morre solteira, porque é de todos, e a sociedade não consegue, não quer, não pode assumi-la.
Curiosamente, não é desta culpa maior que os jovens agora nos acusam.
Haverá mais triste prova do nosso falhanço?
Pode ser que tudo isto não passe de alarmismo, de um exagero meu, de uma generalização injusta.
Pode ser que nada/ninguém seja assim.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Fair-Play é mesmo uma treta
Nesta altura convém dizer que tudo começou quando os jogadores do Gela deitaram a bola fora para um adversário do Foggia (que estava no chão) receber assistência médica. Só que os jogadores do Foggia não devolveram a bola: antes fizeram um golo.
Enquanto o jogador lesionado se levantava, os colegas aproveitaram a desconcentração para fazer um lançamento lateral longo e fazer golo. Logo que a bola passou a linha de baliza, os atletas do Gela iniciaram as agressões. Até a polícia entrou em campo.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Brasil: 84 milhões de preservativos vão ser distribuídos gratuitamente durante Carnaval
A distribuição insere-se numa campanha publicitária educativa dirigida a jovens entre os 15 e 24 anos, faixa etária onde o número de contaminações está a aumentar, segundo as estatísticas oficiais.
"Em cada dez meninas infetadas, há oito meninos com a doença", apontou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao anunciar a campanha, em Brasília.
O ministro disse que a falsa perceção de segurança no parceiro, a idealização romântica e a necessidade de provar confiança fazem com que as raparigas não utilizem o preservativo.
A campanha inclui anúncios de rádio, televisão e em sítios da internet, com expressões como "Sem camisinha, não dá".
Estatísticas apontam para cerca de 630 mil contaminados pelo vírus da Sida no Brasil, país cuja política de prevenção e de tratamento da doença já recebeu prémios internacionais pelos resultados alcançados.
Ambulância em serviço de urgência mandada retirar para carro de ministro passar
O caso, confirmado pelo INEM, aconteceu na passada quinta-feira, por volta das 12h30, e indignou os vizinhos que relataram o episódio à TVI. Os homens do instituto de emergência assistiam uma idosa com suspeitas de estar a sofrer um enfarte no interior sua casa, na Rua da Quintinha, enquanto a ambulância aguardava para a transportar ao hospital. Como é norma o veículo fica ligado a assinalar a urgência enquanto os técnicos do INEM socorrem a vítima.
Enquanto a idosa era assistida, um elemento da PSP, que faz a segurança do ministro Alberto Martins, ordenou que a ambulância fosse retirada do local para o carro do ministro, que mora perto, passar. A viatura ao serviço de Alberto Martins ia buscar o ministro a casa.
Ambulância acabou por regressar à residência da idosa algum tempo depois, segundo os vizinhos, e acabou por transportar a doente ao hospital.
O INEM revelou à TVI que o incidente não afectou o socorro da vítima que já está em casa após internamento hospitalar. O responsável pela comunicação do INEM afirmou que por norma ninguém pode mudar uma ambulância de local.
Contactado pela estação de televisão, o gabinete do ministro Alberto Martins disse desconhecer em absoluto a situação.
Já a PSP garantiu que os agentes podem retirar uma ambulância de um local por motivos de força maior.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Bêbedo a tentar subir rua torna-se êxito na Internet
O estado de embriaguez é tão elevado, que muitos dos esforços revelam-se infrutíferos e o homem não consegue avançar na direcção que pretende.
No total, consegue andar cerca de nove metros e acaba por cair.
O vídeo tornou-se, entretanto, um sucesso nas redes sociais.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Criança sobreviveu ao abutre, fotógrafo sucumbiu à dor
Kevin Carter disparou, em 1993, no Sudão, a foto que lhe viria a custar a vida, paradoxalmente, eternizando o fotógrafo sul-africano na galeria dos maiores repórteres fotográficos de sempre, com um "frame" icónico, um retrato de uma tragédia que não precisa de uma sílaba sequer.
Quando fotografou aquela cena, em Ayod, no Sudão, em 1993, Kavin Carter terá visto, como quase toda a gente, na imagem de um abutre postado atrás de uma criança desnutrida, a metáfora perfeita para a fome que grassava, e matava, no Sudão.
Disparou e pouco depois entrou no avião. O New York Times publicou a foto, que em 1994 viria a ganhar o prestigiado prémio Pulitzer. Kevin Carter não suportou a glória de uma imagem que lhe recordaria a sua própria mortalidade, a sua própria face humana, que naquela tarde de 1993, no Sudão, se deixou dominar pelo brio profissional de capturar a imagem que melhor demonstrasse a tragédia que varria o Sudão. Conseguiu-o.
O Mundo viu, nessa foto, a morte e a fome, a morte pela fome. A opinião pública apressou-se a julgar e a condenar sumariamente a alegada frieza com que teria agido Kevin Carter, considerando que o fotógrafo poderia, e deveria, ter feito alguma coisa para salvar a criança. Kevin sentiu o mesmo e foi essa dor que o levou a pôr termo à própria vida, incapaz de suportar a ideia de não ter ajudado a salvar uma vida.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Casal fotografa criatura estranha em lago
Ao britânico ‘Daily Mail’, o casal contou que navegava a cerca de 275 metros da praia, quando viu algo do tamanho de três carros a mover-se rapidamente sobre a água.
“Primeiro, pensei que fosse um cachorro”, começou por contar Tom, acrescentando: “Então, percebi que era muito maior e que se deslocava rapidamente”.
Matou a mãe porque ela lhe tirou a Playstation
Segundo o jornal "New York Daily News", Kendall Anderson, de 16 anos, terá batido pelo menos 20 vezes com um martelo na mãe, Rashida Anderson, de 37 anos, porque depois de uma longa discussão esta decidiu tirar-lhe a consola de jogos PlayStation. O jovem terá confessado à polícia que demorou três horas a decidir se deveria ou não matar a mãe.
Ontem, 17 de Fevereiro, o relatório da alegada confissão foi lido no Tribunal Municipal de Philadelphia: depois de agredir a mãe com um martelo enquanto ela dormia, Kendall tê-la-á atirado pelas escadas da casa abaixo e tentado "cremá-la" no forno da cozinha. De seguida, ter-lhe-á batido com uma cadeira e escondido o corpo num beco atrás da casa, no sul de Philadelphia. O crime foi cometido a 26 de Novembro, um dia depois do feriado de Acção de Graças.
Na confissão, Kendall Anderson ter-se-á declarado arrependido e dito que sentia falta da mãe por ser "a única pessoa" que se preocupava com ele. Kendall foi acusado de homicídio, posse de arma de crime e profanação de cadáver, e vai ser julgado como adulto.
Investigador de Coimbra descobriu marcador para determinar risco cardiovascular em pessoas saudáveis
"A Velocidade de Onda de Pulso Aórtica (VOP) é uma técnica muito importante para detetar riscos em pessoas abaixo dos 50 anos ou que ainda não sofrem de doenças como a diabetes e hipertensão", explicou à agência Lusa o médico João Maldonado, do Instituto de Investigação e Formação Cardiovascular de Coimbra.
Trata-se, segundo o especialista, de um "marcador muito simples, que é o método mais fidedigno para avaliar a sensibilidade das nossas artérias", que permite saber os "parâmetros considerados normais para cada faixa etária e antecipar o aparecimento de doenças que podem ser prevenidas e tratadas precocemente".
O estudo foi hoje apresentado no Congresso Português de Hipertensão, que teve início em Vilamoura, no Algarve, e se prolonga até ao próximo domingo.
A equipa de João Maldonado identificou a utilidade da Velocidade de Onda de Pulso Aórtica (VOP) como marcador de um risco latente de eventos cardiovasculares, através de um exame que se baseia no registo das ondas de pressão que acompanham a expulsão do sangue em cada contração cardíaca.
"A velocidade com que as ondas de pressão progridem determina o estado de rigidez arterial (quando a velocidade é elevada) ou a sua boa distensibilidade (quando a velocidade é reduzida), sendo assim o parâmetro denominado a Velocidade da Onda de Pulso Arterial (VOP)", explica o médico.
Segundo João Maldonado, trata-se de um exame simples e "fortemente discriminador do risco cardiovascular", podendo ser comparado, em termos de exigência técnica, à realização de um electrocardiograma.
O estudo desenvolvido pela equipa de João Maldonado durou seis anos e incidiu sobre mais de 2000 pacientes, demonstrando que existe um risco cinco vezes superior para ocorrência de um evento cardiovascular quando se regista uma rigidez arterial elevada (medida pela VOP através de um electrocardiograma).
"Uma das maiores preocupações da investigação na área cardiovascular tem assentado na tentativa de descobrir indicadores fiáveis que facultem a caracterização precoce do impacto de patologias, como a hipertensão arterial, a diabetes e a aterosclerose e que sirvam simultaneamente como orientadores da eficácia das terapêuticas", sublinhou.
Traseiro indiscreto
Duas amigas norte-americanas resolveram tirar a limpo uma dúvida sobre o que acontece enquanto uma mulher "jeitosa" caminha pelo passeio.
Colocaram uma câmara nas calças e saíram para a rua, gravando os olhares, mais ou menos discretos, das pessoas por quem passavam, quando já estvam de costas.
O vídeo - sucesso na Internet com mais de um milhão de visualizações-, comprova que os homens, de todas as idades-, param para "admirar" um "bumbum jeitoso" quando passam por uma rapariga bonita, seja onde for.
Porém, o mais insólito nesta experiência foi o facto de algumas mulheres também terem parado para observar as "curvas" da jovem, inclusive algumas que estavam acompanhadas.
Pendurada com corda no 5.º piso
Freira espanhola expulsa do Convento por causa do Facebook
Tudo começou quando, ao cabo de 24 anos frente ao arquivo, María Jesús Galán conseguiu vencer a resistência das suas companheiras e adquiriu um computador. Daí à Internet e às redes sociais foi um passo. Com recurso às novas tecnologias conseguiu catalogar e digitalizar quase todo o arquivo do convento, que conta 119 livros e mais de 3000 documentos, indica o ABC.
Graças a este seu labor, o governo regional tinha reconhecido em Maio no ano passado os méritos de Galán - conhecida por “soror Internet” -, pelo seu trabalho de catalogação de documentos e livros da biblioteca conventual, pela contribuição para a difusão destes documentos pela Internet e pela introdução de tecnologias num ambiente tradicional.
Numa das suas múltiplas entrevistas após ter recebido o prémio, María Jesús Galán dizia sentir-se “muito orgulhosa” de ser freira no convento Santo Domingo el Real e dizia ainda sentir-se “plenamente realizada” como religiosa.
Acontece, porém, que onde outros viram interesse e diligência, as companheiras de mosteiro de María Jesús Galán viram uma tensão insuportável e um mal-estar crescente.
Na passada terça-feira, chegou a notícia, no próprio mural do Facebook de María Jesús Galán: “Expulsaram-me. Umas quenianas tornaram a minha vida impossível. A inveja pregou-me uma partida e elas ganharam. Hoje, o delegado da Vida Religiosa, junto com a madre prioresa e outras duas freiras, decidiram que eu teria que sair para que ficassem tranquilas as quenianas. Não têm vocação, mas vêm buscar dinheiro para as famílias. Não vale a pena meter o dedo na ferida. Estou em paz e sem nenhum tipo de rancor”.
Sabe-se que no mosteiro vivem 14 freiras estrangeiras, algumas oriundas de África e da Ásia.
O arcebispado de Toledo recusou-se a comentar o caso, considerando-o um assunto da “vida interna” da comunidade religiosa.
A notícia da expulsão da freira provocou protestos nas redes sociais e muitos internautas, de diferentes partes do mundo, deixaram no mural de María Jesús Galán mensagens de apoio.
Sabe-se que, depois da expulsão, María Jesús Galán, que cumpriu 54 anos no passado dia 1 de Janeiro - segundo o ABC - já foi inscrever-se no instituto de emprego.
A freira diz agora que poderá finalmente conhecer Londres e Nova Iorque, viagens que não poderia cumprir se tivesse continuado a viver no convento de Santo Domingo el Real, fundado no século XIV.
Crise económica chegou ao Vaticano
"O quadro que emerge dos balanços [da Santa Sé] é que, apesar da presença de sinais claros de recuperação, sente-se ainda a incerteza do sistema económico global e do aumento dos custos de gestão", disse o Vaticano, num comunicado em que não apresentou números.
A Santa Sé, a sede da igreja católica, inclui os departamentos do governo da igreja que compõem a Cúria Romana (os dicastérios), bem como as embaixadas da igreja em todo o mundo (as nunciaturas).
A Santa Sé tem soberania sobre o Estado da Cidade do Vaticano, o Estado mais pequeno do mundo, com apenas dois quilómetros quadrados, onde trabalham 1.891 pessoas.
As últimas contas que se conhecem da Santa Sé são relativas a 2009, e foram apresentadas em junho do ano passado, dando conta de perdas de 4,1 milhões de euros, enquanto o Estado do Vaticano teve um défice de 7,8 milhões de euros.
Nos discatérios e nas outras instituições da Santa Sé trabalham 2.762 pessoas, das quais 1.652 são laicas.
Presidente do Governo dos Açores defende "imposto especial" para financiar Saúde e Educação
"Eu acho que é razoável em Portugal, não onerando aqueles que têm menores rendimentos, que haja taxas especiais e impostos especiais dirigidos ao financiamento dos serviços públicos gratuitos de saúde e educação", disse Carlos César, numa tertúlia realizada no Casino da Figueira da Foz.
Questionado pela jornalista Fátima Campos Ferreira, anfitriã da tertúlia "Conversas do Casino Figueira", sobre quem deve pagar o imposto e de que forma, Carlos César esclareceu que este deverá ser pago "a montante" dos serviços prestados, por exemplo, num hospital, e para além das taxas de urgência e internamento existentes.
"Como contribuinte, deve-lhe ser adicionado um imposto que é dirigido, exclusivamente, ao refinanciamento do serviço de saúde", frisou, adiantando que o novo imposto deve ser pago "por quem pode", ou seja, os contribuintes com maiores rendimentos.
"Deve ser arrecadado num universo remuneratório onde existe margem e disponibilidade, que não conduza ao empobrecimento dessas pessoas. (...) Um imposto especial, adequado à condição remuneratória, progressivo", observou.
Carlos César disse ainda que o imposto extraordinário não teria carácter permanente, antes devia ser aplicado enquanto a situação do País "justificar a necessidade de receitas extraordinárias".
Tiririca engana-se e vota na proposta errada
O jornal Folha de S. Paulo noticia que o deputado votou a favor do documento apresentado pela oposição que defendia um salário mínimo de 600 reais (cerca de 267 euros).
Contudo, quando questionado sobre o assunto, Tiririca estava confiante que não se tinha enganado na sua intenção de voto. Ao perceber o erro, Tiririca afirmou "Ih, então eu votei não e saiu sim".
A proposta do governo de situar o salário mínimo nos 545 reais (242 euros) foi, mesmo assim, aprovada.
Francisco Everardo Oliveira Silva que deveria ter discursado na Câmara na passada segunda-feira, decidiu adiar afirmando "Cedi a minha vaga, ainda está muito cedo, né?"
Canais pagos podem perder transmissões de Mundiais e Europeus de futebol
A decisão surge na sequência de uma queixa apresentada pela FIFA e pela UEFA contra a Bélgica e a Grã-Bretanha, que já tinham normas no sentido de que os jogos das duas competições fossem emitidos em canal aberto.
O tribunal considera que proibir a transmissão exclusiva em canais pagos é uma restrição à liberdade de prestação de serviços, mas justifica-a com "o direito à informação e a necessidade de assegurar o acesso do público em geral a acontecimentos de grande dimensão".
A decisão invoca um artigo da legislação europeia sobre o audiovisual que autoriza os Estados-membros a proibirem a transmissão exclusiva em canais pagos de eventos que consideram de grande importância para a sociedade.
Em virtude desta deliberação, cada Estado pode ser obrigado a enviar à Comissão Europeia uma lista de eventos desportivos ou culturais que se insiram no critério do "interesse público".
Apesar de considerar complexa a aplicação do conceito de interesse público, o tribunal não atendeu as reclamações da FIFA e da UEFA, que pretendiam que a legislação só fosse aplicada aos jogos das seleções de cada país.
No entanto, o tribunal considerou que apesar de a transmissão em canal aberto poder afetar as receitas da FIFA e da UEFA, as duas entidades não são obrigadas a ceder os direitos gratuitamente.
A FIFA e a UEFA podem recorrer da sentença para o tribunal de justiça europeu.
Ministro da Defesa alemão acusado de plágio renuncia temporariamente ao título de doutor
"Vou renunciar ao título temporariamente, insisto temporariamente, até que sejam fornecidos os resultados do exame pela Universidade de Bayreuth [Baviera] desta tese de doutoramento em direito de 2006", afirmou o ministro aos jornalistas.
Guttenberg, de 39 anos, "estrela" do governo alemão, está a ser pressionado desde que a imprensa noticiou acusações de plágio na quarta-feira.
Duas queixas de plágio contra Guttenberg foram entregues no ministério público de Bayreuth.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Chinês vive quatro anos com faca no crânio
De acordo com o ‘Daily Mail’, o objecto afiado esteve no interior da cabeça de Li Fu durante mais de quatro anos.
Os médicos descobriram a faca depois de realizado um raio-X. Perante o diagnóstico insólito, o paciente de 37 anos decidiu pedir uma segunda opinião. Resultado? O mesmo diagnóstico.
Li Fu acabou no sábado por submeter-se a uma operação no Hospital de Yuxim e o objecto foi retirado. O estado de saúde do doente é estável.
Crianças comem quatro vezes mais sal do que recomendações
A hipertensão afecta 12 por cento das crianças e jovens portugueses que têm entre cinco e 18 anos de idade.
Em entrevista à Lusa, o presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Alberto Silva, avisa que se a sociedade actual não reverter a situação do elevado consumo de sal, as “crianças não vão viver os 10 anos que actualmente se ganhou em relação às gerações anteriores”.
No âmbito do Congresso Português de Hipertensão, que arranca hoje em Vilamoura, Algarve, o médico Alberto Silva aconselha os pais a diminuir a quantidade de sal na alimentação dos seus filhos para os proteger da hipertensão.
“Em casa todos comem do mesmo tacho, e se nós comemos com 12 gramas e as crianças só precisam de três gramas, elas estão a comer quatro vezes mais e isto no futuro vai aumentar a probabilidade de serem hipertensas”, alertou Alberto Silva, frisando que é urgente reverter esta realidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda seis gramas de sal por dia para um adulto e três gramas de sal diárias para as crianças, mas os portugueses estão a comer 12 gramas por dia e a dar às crianças quatro vezes mais do que o recomendado.
Portugal continua a ter muitos doentes que não sabem que são hipertensos e que ainda não estão a fazer tratamento.
Dos que estão a fazer tratamento, só uma pequena percentagem dos doentes é que está controlada, o que se traduz no grande número de acidentes vasculares cerebrais e doença coronária, explicou o médico.
Quase metade da população sofre de hipertensão (42 por cento) e apenas 11 por cento dos portugueses é que estão controlados com medicação.
O Congresso Português de Hipertensão, que decorre em Vilamoura a partir de hoje e termina no dia 20, vai debater temas como a disfunção eréctil e a hipertensão.
Encontrados filmes Nazis em 3D de 1936
Os filmes de conteúdo propagandístico com imagens do quotidiano alemão, datados de 1936 foram encontrados nos ficheiros federais alemães e têm a duração de 30 minutos cada um. A novidade é o formato em que estão gravados: 3D. Dezasseis anos antes do formato se tornar conhecido nos EUA.
“Os filmes foram rodados em 35 milímetros, aparentemente com um prisma colocado à frente das lentes”, disse Mora à revista “Variety”, acrescentando que a qualidade dos filmes é “fantástica”. “Os nazis eram obcecados em gravar tudo e cada imagem era muito bem pensada, tinha tudo a ver com a forma como eles ganhavam o controlo do país e das suas pessoas”, atestou o realizador australiano.
Philippe Mora encontrou os filmes na sequência de uma investigação que está a fazer para um documentário em que está a trabalhar, How the Third Reich was recorded”, no qual explora a forma como os nazis usaram a imagem para influenciar a opinião pública na época nazi, na Alemanha.
“Os filmes foram realizados por um estúdio independente para o Ministério da Propaganda de Goebbels e rotulados como “Raum film”, filmes do espaço, podendo ser por isso que ninguém tenha percebido que eram em 3D”, disse à “Variety”, o realizador australiano.
A descoberta, ainda não confirmado pelo arquivo federal, demonstra que os nazis estavam adiantados em relação a Hollywood, onde as primeiras gravações com tecnologia 3D foram realizadas apenas nos anos 50, não tendo alcançado o êxito que hoje em dia alcançou.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Guarda-redes finlandês faz habilidades incríveis com a bola
Hurskainen foi estudar para os EUA e é uma estrela da equipa da Universidade da Carolina do Norte por motivos nada comuns num guarda-redes: em vez de fazer defesas espectaculares, o finlandês tem uma apetência para acertar com a bola nos postes e barra da baliza que supera largamente a dos avançados do Sporting.
Nos seus vídeos vê-se como o finlandês consegue colocar a bola onde quiser, tanto com as mãos quanto com os pés, embora alguns comentadores questionem as façanhas e digam que tudo não passa de manipulação de imagens.
Berlusconi começa a ser julgado a 6 de Abril por abuso de poder e sexo com menor
A Itália, entretanto, já não é a mesma, antes e depois de ter rebentado o escândalo da "Ruby Roubacorações" - a bailarina de nigthclub, ou prostituta menor, convidada das festas desbragadas de Berlusconi na sua villa de Arcore, nos arredores de Milão, e com a qual o primeiro-ministro de 74 anos é acusado de ter tido relações sexuais. E de ter abusado do seu poder para forçar a polícia a libertar esta jovem de origem marroquina, cujo verdadeiro nome é Karima El Mahroug, quando ela foi detida sob acusação de furto, dizendo que era sobrinha do então Presidente egípcio, Hosni Mubarak.
No domingo, as mulheres italianas saíram à rua em mais de 200 cidades - há quem diga que foram 280 - para dizer que estão fartas de viver num país que parece um bordel. Armadas com um slogan que é o título de um livro do escritor Primo Levi que remete para os tempos da Resistência face à barbárie - naquela altura, do Holocausto ("Senão Agora, Quando?") - protestaram contra Berlusconi e contra o machismo que distorce a sociedade italiana.
"As mulheres em Itália são vistas apenas como objectos de desejo. Queremos um país com mais dignidade", disse Patrizia Rossi, uma professora reformada, uma das dezenas de milhares que participaram na manifestação de Milão, citada pela Reuters.
Itália, diz o jornal "The Guardian", citando números do Fórum Económico Mundial, tem um enorme fosso entre os géneros: fica em 74.º lugar, entre uma lista de 134 países - 33 posições abaixo do Cazaquistão, nota o jornal britânico. Menos de metade das mulheres têm um emprego e a ideia de que não devem trabalhar fora de casa depois de terem filhos é comum.
As mulheres pediram a demissão de Berlusconi, levaram cartazes em que se via a cara do primeiro-ministro atrás das grades. E Berlusconi reagiu mal ao protesto feminino: "É uma manifestação facciosa, uma vergonha!"
Tentou ainda a via da lisonja: "As mulheres sabem bem a consideração que tenho por elas. Sempre me comportei com grande consideração e respeito nos meus confrontos com elas, nos meus negócios e no Governo. Tento sempre encontrar uma maneira de as mulheres se sentirem especiais", disse o primeiro-ministro.
Este caso, no entanto, é algo mais do que guerra dos sexos. A vida política italiana ficou paralisada pelo escândalo sexual que deixou os italianos presos aos ecrãs - das televisões e dos computadores - e às páginas dos jornais e revistas, para conhecer os pormenores sórdidos das festas do primeiro-ministro.
O resultado, dizia ontem o jornal "Corriere della Sera", é que a actividade parlamentar está reduzida ao mínimo: desde o início do ano, só foi produzida uma única lei pelas duas câmaras. E os conselhos de ministros estão a ser cada vez mais breves: o último durou cinco minutos.
É neste cenário que, na sexta-feira, no encontro semanal do primeiro-ministro com o Presidente da República, Giorgio Napolitano acenou com a possibilidade da dissolução do Parlamento e convocação de eleições antecipadas - se Berlusconi não travar o choque institucional com os juízes.
Gianfranco Fini, ex-aliado transformado em inimigo político, presidente da Câmara Baixa do Parlamento, incentivou-a demitir-se dizendo que se que demitiria também.
Esse era o tema político do dia ontem na imprensa italiana, embora Berlusconi garanta que Napolitano não dará tal passo - e que, mesmo que o fizesse, teria de consultá-lo, como primeiro-ministro. "Para mandar-me para casa, tenho de estar de acordo."
Mas o escândalo tem feito mossas. Uma sondagem publicada ontem pelo jornal "La Repubblica" dava conta de que apenas 30 por cento dos eleitores apoia Berlusconi - o mínimo, desde Setembro de 2005. A sua popularidade caiu cinco pontos nos últimos dois meses, e 12 em relação a Junho. Hoje, o primeiro-ministro é apenas o décimo líder político italiano mais popular.
Coca-Cola desmente notícia sobre fórmula secreta
A Coca-Cola desmentiu esta terça-feira as notícias difundidas por uma rádio norte-americana dando conta de que a receita do refrigerante mais famoso do mundo tinha sido revelado. O segredo, assegura a marca, continua bem guardado num banco em Atlanta.
"Muita gente, incluindo o programa 'This American Life', tentou encontrar a fórmula secreta. Mas por muito que tentem, não terão êxito porque só uma fórmula é verdadeira", garantiu Kerry Tressler, porta-voz da Coca Cola.
Gattuso agride adjunto do Tottenham
A partida era para os oitavos de final da Liga dos Campeões, tendo a equipa inglesa conseguido vencer fora, em San Siro, o AC Milan por uma bola a zero.
Na segunda parte, o médio italiano dirigiu-se a Joe Jordan, tentando repreendê-lo por comentários que fez e empurrando pelo pescoço o técnico de 59 anos. Finda a partida, a caminho do balneário, os dois voltaram a cruzar-se e, após uma acalorada discussão, Gattuso deu uma cabeçada ao assistente do treinador Harry Redknapp, segundo relatou o site do El Mundo.es.
Ao perceber o alcance das suas acções, o jogador italiano lamentou o que fez e admitiu ter-se descontrolado. "Não há desculpa para o que eu fiz e assumo as responsabilidades. Estava nervoso e não queria discutir com os jogadores, por isso fi-lo com ele mas não o deveria ter feito", afirmou Gattuso, citado pelo BBC Sport on-line.
Japoneses param com a caça às baleias
Segundo a "Folha de São Paulo", os activistas da ONG Sea Shepherd Conservation Society perseguiram durante meses a frota japonesa para tentar impedir a caça das baleias.
Tatsuya Nakaoku, funcionário da agência de pesca, afirmou: "(O navio-fábrica) Nisshin Maru, que foi perseguido pela Sea Shepherd, suspendeu as operações no dia 10 para garantir a segurança da tripulação."
A agência de notícias Jiji Press informou que o governo considera ordenar o retorno da frota antes do previsto. A missão anual geralmente prossegue até meados de Março.
O Japão alega que a caça das baleias é "científica" numa área do oceano Antártico que a Comissão Baleeira Internacional determinou como protegida.
Ecstasy não parece provocar danos cognitivos
Investigadores financiados pelo Instituto Nacional para o Abuso de Drogas, organismo estatal norte-americano, defendem que as metodologias usadas para avaliar os efeitos nocivos do ecstasy no cérebro contêm falhas e garantem não ter encontrado qualquer diminuição cognitiva associada a esta droga. Reforçam contudo que os resultados não devem incentivar o consumo: "As pastilhas ilícitas podem ter contaminantes perigosos, o consumo não tem supervisão médica e em alguns casos de overdose as pessoas sofrem lesões graves e pode mesmo provocar a morte", disse em comunicado John Halpern, coordenador da investigação.
Os resultados publicados na revista "Addiction" contrariam a literatura existente. Desde 2009 que a investigação em torno das drogas ilícitas tem produzido resultados díspares. A polémica aumentou de volume quando um consultor científico do governo britânico, David Nutt, reformou a escala de risco para drogas lícitas e ilícitas, pondo tabaco e álcool à frente de ecstasy, canábis ou LSD. Sobre o ecstasy, Nutt - demitido pelo governo - afirmou "ser tão perigoso como andar a cavalo". Para chegar às novas conclusões, os investigadores dedicaram-se a eliminar aquilo que consideram ser os enviesamentos dos trabalhos anteriores. Defendem que, até aqui, os participantes nos estudos eram membros da subcultura rave, onde há privação de sono e de fluidos durante horas - "factores que produzem efeitos cognitivos prolongados". Eliminaram ainda participantes que tivessem consumido drogas ou álcool no dia do teste e seleccionaram cobaias que regularmente só consomem esta droga.
Jornalista da CBS agredida sexualmente no Cairo
Lara Logan estava na Praça Tahrir em reportagem para o programa 60 Minutos quando foi levada por desconhecidos. Os pormenores de como tudo ocorreu não são conhecidos, sabendo-se apenas que Logan foi salva por um grupo de mulheres e soldados.
Em comunicado, o canal de televisão CBS afirma que "na sexta-feira, dia 11, a correspondente da CBS Lara Logan estava a cobrir os festejos na Praça Tahrir para o programa ’60 Minutos’ quando ela e a sua equipa foram rodeados por elementos perigosos. Era uma multidão de mais de 200 pessoas que estavam num frenesim".
A CBS explica que a jornalista "foi separada da sua equipa. Foi depois cercada e sofreu um brutal e ininterrupto ataque sexual e foi agredida antes de ser salva por um grupo de mulheres e cerca de 20 soldados egípcios. Reencontrou-se posteriormente com a sua equipa e regressou ao hotel, tendo voltado aos EUA no primeiro voo da manhã seguinte."
Lara Logan encontra-se neste momento num hospital dos Estados Unidos a recuperar do ataque.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Rádio diz que descobriu a receita secreta da Coca-Cola
A “receita” secreta da bebida mais famosa do mundo foi revelada. Para fazer um litro de Coca-cola basta ter ingredientes como extracto líquido de folha de coca, óleo de noz-moscada e néroli. Os coentros também são necessários para produzir o sabor 7X que entra na composição do xarope que dá o toque especial à bebida.
A descoberta foi feita pela pelo This American Life, um programa de rádio semanal de uma hora, que é transmitido pela Chicago Public Radio, e que encontrou a fotografia da receita na edição de 18 de Fevereiro de 1979 do jornal "Atlanta Journal Constitution", em Atlanta, a cidade de John Stith Pemberton, o homem que inventou a fórmula da bebida em 1885. Pemberton era farmacêutico e voltou da Guerra Civil viciado em morfina. Para tentar resolver o seu vício fabricou uma bebida alcoólica que tinha coca nos seus ingredientes chamada Pemberton's French Wine Coca. Mais tarde, devido às pressões contra as bebidas alcoólicas, o químico refez a receita sem álcool, mas manteve a coca na sua composição. Nasceu assim a Coca-cola.
O artigo sobre a Coca-cola da edição de 1979 do jornal de Atlanta recebeu pouca atenção na altura, mas os produtores do programa da rádio, explica a revista "Time", dizem que ninguém se apercebeu que a fotografia que ilustrava o artigo continha a receita. Segundo a rádio, a receita foi passada à mão, a partir da original de Pemberton, por um amigo do farmacêutico, e estava escrita num livro com receitas de produtos medicinais e unguentos, com uma capa de couro, que foi copiada por amigos e família durante gerações.
A versão actual da Coca-cola continua a conter extracto de folhas de coca, mas já sem a componente activa da planta.
A receita:
Extracto líquido de folha de coca: 11,07 mililitros (mL)
Ácido cítrico: 90 mL
Cafeína: 30mL
Açúcar: 30 (medida desconhecida)
Água: 9,46 L
Sumo de lima: 0,946 L
Baunilha: 28,35 gramas
Caramelo: 42,525 gramas (a quantidade pode ser maior para dar cor)
O sabor secreto 7X (usa-se 60mL do sabor 7X por 18,927L de xarope)
Álcool: 240 mL
Óleo de laranja: 20 gotas
Óleo de limão: 30 gotas
Óleo de noz-moscada: 10 gotas
Coentros: 5 gotas
Néroli (extracto de flor de um citrino "parente" da laranja): 10 gotas
Canela: 10 gotas
Café sobe até 7,5%
Os três principais torrefactores em Portugal - Nestlé, Delta e Nutricafés -, contactados Lusa, garantiram esta terça-feira que o aumento do café ficará entre os 2 e os 7,5 por cento. Isto depois de a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) ter antecipado uma subida na ordem dos 10%.
Quanto ao café que os consumidores podem adquirir nas lojas para consumo doméstico - normalmente vendido em pacotes de 250 gramas ou, mais recentemente, em cápsulas -, os três principais torrefactores confirmaram que vai registar aumentos, mas garantiram que, também neste caso, não estão a fazer repercutir aos consumidores o agravamento dos custos que estão a sofrer com a subida da matéria-prima.
O administrador da Delta, Rui Miguel Nabeiro, disse à Lusa que a empresa "está a negociar com o retalho" - lojas, supermercados, hipermercados -- e a "apresentar as novas tabelas de preços", que incluem aumentos "entre os 2 e os 5 por cento" para estes produtos de consumo caseiro. Para o canal horeca (restauração e similares), os aumentos que apresentaram rondam os 5 a 7 por cento, disse. Números que, garante - tal como fizeram os outros dois concorrentes -, não repercutem ainda o aumento de custos que estão a ter.
Estes aumentos conseguem-se à "custa do sacrifício das margens" de lucro das empresas, garantiu Rui Nabeiro.
Já o presidente da Nutricafés (Nicola), João Dotti, revelou aumentos para os clientes do canal horeca de 7 por cento, enquanto nas lojas os produtos para consumo doméstico registarão subidas "entre os 5 e os 7 por cento".
E o director de cafés torrados da Nestlé, Vítor Manuel Martins, explicou que, no caso desta empresa, detentora, entre outras, das marcas Sical e Buondi, "o aumento é igual" para os dois canais, horeca e retalho: "7,5 por cento". Nos últimos meses os preços das matérias-primas e fatores de produção para o fabrico do café subiram bastante, com o café verde a atingir o preço mais alto dos últimos 14 anos.
Actualmente, esta matéria-prima custa mais cerca de 80 por cento do que no período homólogo.
Uma história de sexo e drogas na mais famosa mina chilena
Já sabíamos da história do resgate heróico dos 33 mineiros que aguentaram 69 dias debaixo da terra para voltarem a ver a luz do Sol. Agora juntam-se ao conto de final feliz uns pormenores de sexo e drogas e está garantido o picante num argumento baseado na realidade digno de Hollywood.
Jonathan Franklin, do "The New York Times", teve acesso privilegiado às famílias e às equipas de salvamento e escreveu um livro que fala de como os familiares enviaram drogas para dentro da mina, de como um empresário ofereceu dez bonecas insufláveis para os mineiros poderem aliviar a tensão sexual e de como o presidente chileno queria ser o primeiro a descer até à mina na cápsula que resgatou os mineiros.
As bonecas insufláveis foram pedidas pelos 33 mineiros assim que recuperaram a saúde e o moral, mas o grupo de aconselhamento pedagógico achou que o facto de não haver uma boneca insuflável para cada mineiro poderia causar problemas graves de relacionamento entre eles. "Houve um tipo que ofereceu bonecas insufláveis para os homens, mas só tinha dez. Eu disse-lhe ou 33 ou nenhuma. Caso contrário andariam a lutar uns com os outros: de quem é a vez agora?", contou o médico Jean Romagnoli, que fez parte da equipa que monitorizou a condição física dos 33 homens.
Mesmo assim, os mineiros insistiram que fossem enviadas quatro ou cinco bonecas e preservativos. Até já tinham um lugar reservado na mina para poderem estar sozinhos com elas. Em vez disso receberam pornografia e posters do jornal "La Cuarta", tablóide famoso pelas habituais fotografias de mulheres na página 4.
A marijuana e os comprimidos chegaram aos mineiros através da correspondência enviada pelos familiares através do tubo de pequeno diâmetro que serviu para manter contacto com a mina enquanto se perfurava o buraco maior.
Um dos mineiros, Samuel Ávalos, confessa que sentiu ciúmes por haver quem tivesse direito a uns cigarrinhos de marijuana para fumar e em vez de aliviar a tensão, a droga acabou por causar problemas de relacionamento.
Muitas das coisas que se passaram nas minas e mesmo os problemas durante o resgate dos mineiros foram censurados pelo governo chileno, que controlou até a emissão em directo do resgate. Foram inseridas na emissão imagens pré-gravadas, por exemplo quando uma derrocada cortou o cabo de vídeo que trazia as imagens do interior da mina e um técnico teve de realizar reparações em condições perigosas.
O que também ninguém viu foi o presidente chileno, Sebastián Piñera, a insistir com os colaboradores para ser o primeiro a descer pelo tubo até à mina. Piñera, um milionário enérgico que pilota o seu próprio helicóptero e pratica mergulho, foi, segundo revela Jonathan Franklin, demovido da arriscada acção pela mulher, Cecilia Morel.
"33 Men: Inside the Miraculous Survival and Dramatic Rescue of the Chilean Miners" é baseado em entrevistas com 120 participantes no resgate, quase todos os mineiros e Piñera e foi lançado ontem pela Penguin.
Tiger Woods leva multa por cuspir em torneio
Tiger Woods, 35 anos, foi ontem apanhado a cuspir diversas vezes para o green enquanto participava no Dubai Desert Classic. O golfista, antigo número um do mundo, vai ser multado por causa desta atitude.
"O director do torneio, Mike Stewart, esteve a rever o incidente e sentiu que o código de conduta foi quebrado. Por isso, Tiger Wood será multado", pode ler-se num comunicado oficial do European Tour, divulgado hoje.
O valor da multa não foi divulgado, mas a acção de Tiger Woods já mereceu duras críticas no seio do mundo do golfe.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Ronaldo passa ser apenas um Fenómeno
Desde 2009 no Corinthians, há muito que se percebia que o corpo de Ronaldo já não estava à altura das exigências do futebol profissional. Engordou quilos atrás de quilos, tal como engordaram as críticas dos adeptos do Timão à medida que as fracas exibições se acumularam. "Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. 'Tá na hora. Mas foi lindo p'ra caramba", disse ao "Estado de S. Paulo". A beleza da carreira de Ronaldo está à vista nos prémios de melhor jogador do mundo (1996, 1997 e 2002), nos mais de 400 golos marcados nos clubes, nos 15 em mundiais pela selecção brasileira (oito em 2002, quando o Brasil alcançou o pentacampeonato). Começou no Cruzeiro, passou pelo PSV, brilhou no Barcelona, no Inter e no Real Madrid. O Milan foi o seu último capítulo na Europa antes de regressar ao Brasil, para o Corinthians.
Ficam na memória os grandes golos - como aquele pelo Barcelona ao Compostela, em 1996, quando passou por todos os defesas que lhe apareceram pelo caminho. Mas ficam também as memórias mais negativas: as operações - nove ao todo -, os problemas pessoais e a dificuldade em dar à sua carreira o rumo mais correcto.
A partir de hoje, Ronaldo deixa de ser jogador de futebol. E torna-se apenas um Fenómeno.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Gato não é adoptado por ter semelhanças com 'Voldemort'
De acordo com o diário "The Sun", o felino tem sido repudiado por todos devido às suas semelhanças com o ‘Lord Voldemort’, o vilão da saga ‘Harry Potter’.
Os funcionários do centro animal em que se encontra ‘Charlie’ afirmam que os visitantes foram afugentados após comprovarem que o gato é parecido com a personagem interpretada no grande ecrã por Ralph Fiennes.
Michelle Obama usa vestido de 29.95 euros
Michelle Obama deixou em casa os vestidos de alta costura e compareceu nos programas Today Show,NBC,e Live! With Regis and Kelly, ABC Disney,com um vestido azul marinho, às bolinhas, da H&M. O vestido custa 29.95 e encontra-se à venda também em Portugal.
A primeira dama conjugou a indumentária com um cinto largo laranja e um par de sapatos amarelo.
World Press Photo
A fotografia, que fez a capa da revista Time a 1 de Agosto de 2010, revela uma jovem afegã de 18 anos, Bibi Aisha, a quem o marido cortou o nariz e as orelhas por ela ter voltado para a família acusando-o de maus tratos. Bibi Aisha acabou por ser abandonada, mas foi resgatada do Afeganistão por militares norte-americanos e integrada no refúgio para mulheres em Cabul, onde foi fotografada por Jodi Bieber. Actualmente Bibi Aisha vive nos Estados Unidos, onde se submeteu a uma cirurgia de reconstrução facial.
Embora o acto de violência retratado cause choque, para o júri do World Press Photo a fotografia demonstra a dignidade da jovem afegã perante um caso de violência contra as mulheres. A fotografia valeu ainda a Jodi Bieber o primeiro prémio na categoria de retrato nesta 54.ª edição do World Press Photo, o mais cobiçado prémio de fotografia.
Jodi Bieber receberá dez mil euros e junta este prémio a outros oito galardões anteriores do World Press Photo em diferentes categorias.
"Este pode tornar-se num daqueles retratos - e temos talvez dez ao longo da nossa vida - em que se alguém comenta "sabes, a fotografia daquela rapariga" tu sabes exactamente de quem se está a falar", disse David Burnett, do júri do World Press Photo.
Pancadaria no parlamento venezuelano
Henry Ventura, do Partido Socialista Unido da Venezuela, no governo, e Alfonso Marquisa, da opositora Mesa de Unidade Democrática, envolveram-se em confrontos a meio de uma transmissão simultânea de rádio e televisão sobre a interpelação de vários ministros no parlamento.
O incidente deu-se depois do opositor Alfredo Ramos ter reclamado que o governo está em dívida com os venezuelanos pelo alto custo de vida e pela alta inflação. A sua intervenção foi suspensa e o som cortado por ter consumido o tempo limite que lhe fora concedido, levando o opositor Alfonso Marquina a subir até junto do presidente e a reclamar sobre o corte em nome da bancada opositora.
As imagens da transmissão televisiva mostraram o momento em que Henry Ventura tentava tirar o colega do sítio, dando-lhe vários golpes, que foram retribuídos, levando à suspensão temporária da sessão.
Miley Cyrus diz que fumar alucinogénios foi "um erro"
A cantora e actriz, Miley Cyrus, afirmou que considera "um erro" ter fumado substâncias alucinogéneas. Em Dezembro, Cyrus foi apanhada em flagrante a fumar um cachimbo com uma substância alucinogénia, durante uma festa, e o escândalo estalou quando o vídeo foi parar à Internet.
"Não sou perfeita, cometi um erro e estou decepcionada comigo mesma e por ter decepcionado os meus fãs, afirmou recentemente numa entrevista à revista "Marie Claire".
A cantora, de 18 anos, declarou ainda que "o que eu não queria era que os meus admiradores sentissem que os traí e que pensassem que sou falsa e que lhes mostrei uma imagem que afinal não é a minha". Eu nunca disse que era perfeita. Desde que comecei a série (Hannah Montana) sempre afirmei que cometia erros como toda a gente e acho que foi por isso que muitas pessoas se identificaram comigo", disse.
Site TMZ revelou as imagens de Miley Cyrus a fumar "Salvia", um alucinogénio com efeitos semelhantes ao LSD.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Moniz Pereira ameaça "rasgar" o cartão de sócio
O sócio número dois do Sporting, Mário Moniz Pereira, promete "rasgar o cartão" se alguma vez o clube se virar apenas para o futebol e deixar o ecletismo que o caraterizou durante mais de um século.
Em entrevista à Agência Lusa, na véspera de completar "quatro vezes vinte mais dez" anos, como gosta de dizer, "evitando" os 90 anos do Bilhete de Identidade, aquele que foi chamado de "senhor atletismo" e "fabricou" vários medalhados olímpicos e mundiais distancia-se cada vez mais do futebol.
Vice-presidente do Sporting já com cinco presidências, desde Pedro Santana Lopes, admite que a crise é comum, pelo que o clube a ela não escapa. "Em Portugal exagera-se demasiado o gosto pelo futebol, com os ordenados iguais aos de Inglaterra ou Espanha. Todos os clubes estarão em crise financeira, se continuam a pagar aquilo que pagam", explica.
Para as eleições de Março, mantém-se na expectativa - não está claro que apoie alguém, nem que volte a ser vice-presidente. "Se aparecer uma pessoa que diz 'eu só quero o futebol aqui', eu peço a demissão de sócio logo, isso não é comigo", adverte.
Portuguesas são as mais satisfeitas a nível sexual
Um estudo feito pela consultora internacional Stategy One e apoiado pela Pfizer, realizado junto de 2500 mulheres de países como Alemanha, Portugal, Áustria, Espanha e Suécia, todas com parceiro e relações estáveis, indica que 88% das portuguesas estão realizadas sexualmente. Em segundo lugar surgem as espanholas (75%) seguidas das austríacas (74%).
Portugal vence também no campo da frequência sexual. 81% das mulheres portuguesas têm relações pelo menos uma vez por semana, seguem-se as espanholas (68%).
O estudo vem hoje publicado nas páginas do jornal "El Mundo". Consulte aqui .
Afinal os católicos não se podem confessar por iPhone
A aplicação, no entanto, tem uma secção chamada confissão e até escolhe uma penitência consoante os pecados enumerados pelo utilizador. Disponibiliza ainda sete formas de acto de contrição, para que possa escolher a que mais lhe agrada.
O vaticano começou a dar sinais de abertura à internet quando criou, em 2007, o seu próprio canal no Youtube. Dois anos mais tarde lançou uma aplicação para Facebook que permite aos utilizadores enviar postais com imagens do Papa.
Custos com abortos podem ascender aos 100 milhões de euros
De acordo com os números oficiais de 2009, este valor deve-se ao pagamento de subsídios sociais e despesas com a deslocação às unidades do continente das mulheres dos Açores e da Madeira.
Por ano, realizam-se cerca de 20 mil abortos em Portugal, mais de metade acontecem na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Face a esta realidade, Isilda Pegado, Presidente da Federação Pela Vida, em declarações ao jornal, questiona a "justiça social de um subsídio pago a 100% a uma mulher que faz um aborto, enquanto outra que fica em casa por assistência a um filho doente recebe 65% do salário".
Eduardo Martinho, presidente do Instituto da Segurança Social refere que em caso de aborto o subsídio social "não avalia se foi feito de forma voluntária ou não", acrescentando que a mulher trabalhadora tem direito dado que "está fisicamente penalizada, pode ter riscos associados e precisa de ficar em casa a recuperar".